Política de Cookies

Para poder prestar um serviço personalizado, funcional e de qualidade aos utilizadores do nosso serviço WEBINQ, o INE utiliza cookies próprios, imprescindíveis ao bom funcionamento do site.
Mais informação

INFORMAÇÕES

O conhecimento de informação estatística fiável, pertinente e atual é indispensável à tomada de decisão a todos os níveis. A sua colaboração na resposta aos inquéritos do INE é decisiva para a produção e difusão das estatísticas oficiais.

Inquérito à situação financeira das famílias

 
 

Sobre o ISFF

Para que serve o ISFF?

O inquérito destina-se a recolher informação que permita caracterizar detalhadamente a situação financeira das famílias. Assim, as principais questões incidem sobre o património das famílias, nomeadamente sobre os ativos não financeiros, sobre eventuais empréstimos que utilizem esses ativos como garantia e outras responsabilidades financeiras e, ainda, sobre as aplicações financeiras da família. A informação recolhida ao nível da família completa-se com questões sobre heranças eventualmente recebidas, rendimentos (provenientes de negócios, de investimentos imobiliários e financeiros e ainda de transferências) e sobre as suas decisões de consumo e poupança. Inclui também questões relativas aos indivíduos que compõem a família, nomeadamente quanto a aspetos demográficos (sexo, idade, nível de ensino, etc.), situação no emprego, direitos sobre pensões a receber no futuro e rendimentos (provenientes do trabalho ou de transferências tais como as pensões e o subsídio de desemprego).

Topo do Tema
Como, quando e onde se realiza?

A resposta ao ISFF 2024 realiza-se por entrevista presensial e telefónica, assistida por computador e Web. A recolha de informação tem lugar entre março 2024 e maio de 2024. Este inquérito será realizado em Portugal Continental, na Região Autónoma da Madeira e na Região Autónoma dos Açores, assim como em todos os Estados-Membros da União Europeia. As entrevistas vão decorrer em cerca de 8500 alojamentos, distribuídos por todas as regiões do Continente e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Topo do Tema
Quem responde a este inquérito?

Para responder a este inquérito foram selecionados, seguindo um procedimento aleatório, cerca de 8500 alojamentos representativos a nível nacional, para integrar uma amostra representativa da população total. As perguntas são dirigidas ao agregado familiar e respetivos membros do alojamento selecionado para participar no inquérito.

Topo do Tema
Porque perguntam telefones de contato?
Os telefones de contacto são importantes, pois poderá ser necessário contactar telefonicamente o agregado para fazer agendamentos ou para esclarecer alguma dúvida que possa surgir posteriormente à entrevista. Topo do Tema
Por que é que foi selecionado este alojamento para responder ao inquérito?
A seleção dos alojamentos é feita através de um processo aleatório que tem em conta o facto de serem alojamentos familiares e serem considerados como residência principal dos seus agregados familiares. Topo do Tema
Por que é que não se pode substituir este alojamento familiar por outro alojamento?

A seleção dos alojamentos tem por base o Ficheiro Nacional de Alojamentos (FNA) a partir dos resultados dos Censos de 2021. Neste sentido, um alojamento não pode ser substituído por outro porque o novo alojamento teria que respeitar todas as condições de seleção do primeiro alojamento, situação pouco provável de acontecer.

Topo do Tema
Como posso consultar os resultados do inquérito?

Os resultados deste inquérito poderão ser consultados nas páginas respetivas do Portal do Instituto Nacional de Estatística e do site Banco de Portugal.

Topo do Tema
Este inquérito existe noutros países?
O inquérito integra-se no projeto europeu Household Finance and Consumption Survey (HFCS), cujo objetivo é obter dados harmonizados sobre a situação financeira das famílias nos países da área do euro e em outros países europeus. O projeto teve origem no Eurosistema e é coordenado pelo Banco Central Europeu (BCE) e pela Household Finance and Consumption Network, com implementação descentralizada ao nível nacional. No caso de Portugal, a realização do inquérito é da responsabilidade do Banco de Portugal (BdP) e do Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE). Topo do Tema