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INFORMAÇÕES

O conhecimento de informação estatística fiável, pertinente e atual é indispensável à tomada de decisão a todos os níveis. A sua colaboração na resposta aos inquéritos do INE é decisiva para a produção e difusão das estatísticas oficiais.

 
 

Acerca do IMOB

O que é o IMOB?
Inquérito à Mobilidade nas Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa
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Para que serve o IMOB?
Este inquérito visa satisfazer não só as necessidades de informação do INE em termos de estatísticas de transportes e mobilidade mas também do Sistema Estatístico Europeu, dada a crescente relevância desta temática nas políticas de ordenamento e ambiente, a que se junta a necessidade de monitorização das metas do Livro Branco dos Transportes.

No caso particular das Áreas Metropolitanas de Porto e Lisboa, em cujo meio urbano o universo de escolhas depende em grande medida da complementaridade de modos de transporte, os inquéritos à mobilidade constituem instrumentos fundamentais de suporte às decisões de política de transportes, dado o conhecimento que proporcionam sobre o padrão de deslocações dos residentes e as suas expectativas.
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Quem é abrangido pelo IMOB?
Quem reside nas Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa, nos alojamentos selecionados para o inquérito.
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Quando se realiza no IMOB?
Este inquérito é realizado entre 16 de outubro e 17 de dezembro.
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Quem responde ao IMOB
Com este inquérito, pretende-se recolher informação sobre todos os residentes deste alojamento. Contudo, sugere-se que seja preenchido por uma só pessoa - o respondente. O respondente (18 ou mais anos) deve estar informado sobre as deslocações das demais pessoas, sendo desejável que as possa consultar, para uma resposta com a melhor qualidade possível.
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Sobre o IMOB

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A resposta a este inquérito é obrigatória?
Sim, todas as operações efetuadas pelo INE são de resposta obrigatória, de acordo com a Lei 22/2008, de 13 de Maio. Em caso de recusa, o INE pode instaurar um processo de contraordenação, nos termos da lei.
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As minhas respostas são confidenciais?
Sim, a resposta está protegida pelo segredo estatístico, pelo que os dados individuais fornecidos ao INE assumem natureza confidencial, não podendo ser cedidos ou divulgados a terceiros, destinando-se a ser utilizados exclusivamente para fins estatísticos (artigos 4º e 6º da Lei nº 22/2008, de 13 de maio e nº 5 do artigo 4º do Decreto-Lei nº 136/2012, de 2 de julho.

O INE assegura as medidas tecnológicas e organizacionais apropriadas para proteger a confidencialidade dos dados individuais que recolhe.
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Como posso responder?
Se reside nas Áreas Metropolitana do Porto e de Lisboa, num alojamento selecionado para o IMob, vai receber uma carta do INE com os códigos necessários para responder pela Internet.

Digite o Código e a Password indicados na carta, preencha o questionário e termine clicando em “Entregar”. O sistema irá devolver-lhe uma mensagem de “Entregue com sucesso”.
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A password enviada na carta pode ser alterada?
Sim. Por motivos de segurança é aconselhado que a password seja alterada na primeira utilização.
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Se preferir, posso utilizar sempre a mesma password?
Sim. Mas por motivos de segurança é aconselhado que a password seja alterada na primeira utilização.
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Quais as deslocações que devo reportar?
Todas as deslocações realizadas no dia e período de referencia para distâncias acima de 200 metros
quer sejam realizadas para um local de paragem rápida, como por exemplo, para abastecer o veículo, comer, levar ou buscar alguém, comprar o jornal,

realizadas para o próprio local de partida, como por exemplo para ir correr, ir passear o cão,

ou ir para outros locais para estudar, trabalhar, ir ao restaurante ir à mercearia, ir a um espetáculo, ir passear, etc.
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Qual a razão do dia de referência começar às 04:00 e terminar às 03.59h do dia seguinte?
Para adequar as respostas ao período diário de funcionamento dos transportes públicos entre o período de madrugada e as primeiras horas do dia seguinte. Topo do Tema
Porque razão, para as crianças com menos de 6 anos, não são caracterizadas as deslocações?
As crianças com menos de 6 anos são habitualmente transportadas/acompanhadas por adultos, sendo estes que decidem sobre as opções de mobilidade.
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E se algum dos residentes estava no estrangeiro no dia de referência?
Sim, nestes casos, também deve ser reportada a sua mobilidade.
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Tenho de identificar no mapa o local exato de destino das deslocações?
Se o destino se situar na área metropolitana do Porto ou de Lisboa ou nas zonas limítrofes, sim, deve identificar o local.
Pode utilizar a barra de pesquisa, digitando morada ou nome do local, se existir, ou um ponto de interesse próximo.

Caso o destino esteja fora das áreas acima indicadas, haverá que indicar apenas o município. No caso de deslocações para o estrangeiro, importa apenas assinalar o país de destino.
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Nas minhas deslocações, devo registar todos os movimentos a pé?
Sim desde que para distâncias acima de 200 metros.
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Posso solicitar mais esclarecimentos sobre este inquérito?
Sim. Para esclarecimentos gerais sobre o inquérito poderá consultar a página do INE na Internet. Para auxílio às respostas terá à sua disposição ajudas ao longo do questionário e em caso de necessidade poderá utilizar o formulário existente no separador “Pedido de Ajuda”. Pode ainda contactar a Linha de Apoio 800207698 ou info.imob@ine.pt.
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Apoio ao preenchimento

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Para responder ao inquérito tenho que fazer algum download?
Não. Para responder precisa apenas de estar ligado à internet uma vez que não é possível o registo offline.
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O que fazer para obter um novo código em caso de perda?
Contacte o INE através da Linha de Apoio 800207698 ou info.imob@ine.pt
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Quais os web browsers recomendados para usar o serviço WebInq?
Recomendamos o uso do browser Internet Explorer 10+ ou as versões mais recentes de outros browsers: Google Chrome, Safari, Mozilla, Opera...
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Tenho o acesso bloqueado. O que devo fazer?
Quando um respondente, ao autenticar-se na opção "Responder a Inquéritos", se engana na digitação do seu código e/ou password de aderente, mais de três vezes, o sistema bloqueia automaticamente, o acesso durante cerca de 15 minutos. Deve assim aguardar e tentar novo acesso decorrido esse período.
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O que fazer se surgirem mensagens de aviso?
As mensagens de aviso são uma ajuda ao preenchimento. Se uma pergunta não foi respondida ou tem um valor improvável, vai surgir uma mensagem de erro que não lhe permite prosseguir o preenchimento sem assegurar o registo ou a correção. Podem ainda surgir mensagens de aviso que indicam uma possível incoerência em relação a uma resposta anterior.

As mensagens de aviso indicam quais as questões que estão na origem da incoerência. Se desejar voltar atrás no questionário, deve clicar no botão “Já respondido” que se encontra na lateral superior esquerda do ecrã e escolher a(s) questão(ões) que quer alterar.
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Não recebi o comprovativo de entrega da minha resposta. O que devo fazer?
O comprovativo de entrega da resposta foi enviado para o e-mail que indicou. Caso não tenha recebido, contacte o INE através do telefone disponibilizado.
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Posso interromper o preenchimento e retornar mais tarde?
Sim, pode utilizar o botão “SAIR” para interromper o preenchimento e retomar mais tarde sem perda de informação.
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Posso consultar ou corrigir uma resposta a uma questão já respondida?
Sim, pode consultar ou corrigir qualquer resposta se andar para trás através do botão que aparece no canto inferior esquerdo. Não o pode fazer caso tenha feito a Entrega do questionário.
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Acesso personalizado

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O que é AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?
A Autenticação.gov.pt é um serviço de autenticação segura que permite ao cidadão confirmar a sua identidade para acesso a serviços públicos online utilizando o cartão do cidadão ou uma chave móvel digital.

Esta solução de autenticação, não substitui o registo de adesão ao WebInq nem a confirmação e aceitação dos “Termos e condições gerais de adesão e utilização do WebInq”, apresentadas pelo INE.
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É obrigatório efetuar a AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?
Não, este processo de autenticação é facultativo. Topo do Tema
Para que serve o serviço AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?
O Autenticação.Gov.pt permite que um cidadão aceda e se autentique em portais e sítios na Internet de diferentes entidades públicas (por exemplo Portal do Cidadão). Esta solução de autenticação alternativa é da responsabilidade da AMA (https://www.ama.gov.pt/web/agencia-para-a-modernizacao-administrativa/sitios-ama), pelo que os dados de identificação solicitados ao utilizador apenas a esta são fornecidos, declinando o INE qualquer responsabilidade neste processo.
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