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INFORMAÇÕES

O conhecimento de informação estatística fiável, pertinente e atual é indispensável à tomada de decisão a todos os níveis. A sua colaboração na resposta aos inquéritos do INE é decisiva para a produção e difusão das estatísticas oficiais.

Inquérito ao Consumo de Energia no Sector Doméstico

 
 

Acerca do ICESD

O que é o ICESD?
É o Inquérito ao Consumo de Energia no Sector Doméstico. Topo do Tema
Qual é o objetivo deste inquérito?
O Inquérito ao Consumo de Energia no Sector Doméstico (ICESD-2020) destina-se à obtenção de informação, nomeadamente nos seguintes domínios:
  • Caracterização dos alojamentos familiares no que se refere a fontes de energia utilizadas;
  • Quantificação e caracterização dos equipamentos existentes nos alojamentos familiares, de acordo com a finalidade e a intensidade da sua utilização;
  • Determinação da quantidade e do valor do consumo energético para fins domésticos nos alojamentos familiares, de acordo com a finalidade da utilização e o tipo de energia;
  • Grau de penetração de tecnologias de eficiência energética e uso de fontes de energia renovável;
  • Caracterização do agregado familiar nos aspetos que afetam o consumo de energia (nº de indivíduos residentes, rendimentos, despesas com o consumo de energia e intensidade de ocupação do alojamento).
Os resultados do ICESD-2020 vão permitir o conhecimento atualizado do consumo de energia no sector doméstico, bem como as despesas associadas, e apoiar a formulação da política energética nacional e do sector.
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Como se realiza o ICESD?
A informação do Inquérito ao Consumo de Energia no Sector Doméstico é obtida por recolha via WEB e por entrevista telefónica junto de um dos residentes do alojamento selecionado para responder.
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Quem responde ao ICESD?
Responde apenas uma pessoa residente no alojamento selecionado. Os cerca de 11 500 alojamentos selecionados para responder a este inquérito estão distribuídos pelo Continente e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
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Quando é que são divulgados os resultados do inquérito?
Os resultados do ICESD-2020 serão divulgados até ao fim de julho de 2021.
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Como posso consultar os resultados do inquérito?
Os resultados deste inquérito poderão ser consultados no Portal do Instituto Nacional de Estatística (www.ine.pt) e da Direção Geral de Energia e Geologia (www.dgeg.gov.pt).
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Posso solicitar mais esclarecimentos sobre este inquérito?
Sim.

Para esclarecimentos gerais sobre o inquérito poderá consultar a página do INE na Internet. Para auxílio às respostas terá à sua disposição ajudas ao longo do questionário e em caso de necessidade poderá utilizar o formulário existente no separador “Pedido de Ajuda”.

Pode ainda contactar a Linha de Apoio 218 440 477 ou apoio.respondente@ine.pt.
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Como responder

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Para responder ao inquérito tenho que fazer algum download?
Não. Para responder precisa apenas de estar ligado à internet uma vez que não é possível o registo offline. Topo do Tema
Quem deve responder ao inquérito?
Responde apenas uma pessoa residente no alojamento selecionado. Os cerca de 11 500 alojamentos selecionados para responder a este inquérito estão distribuídos pelo Continente e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
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O que fazer para obter um novo código em caso de perda?
Contacte o INE através do telefone disponibilizado. Topo do Tema
A password enviada na carta pode ser alterada?
Sim. Por motivos de segurança é aconselhado que a password seja alterada na primeira utilização. Topo do Tema
Se preferir, posso utilizar sempre a mesma password?
Sim. Mas por motivos de segurança é aconselhado que a password seja alterada na primeira utilização. Topo do Tema
Tenho que responder a todas as perguntas do inquérito?
Sim, a sua resposta ao inquérito só será considerada pelo INE se responder a todas as perguntas e Entregar (carregar no botão ENTREGAR). Topo do Tema
Não recebi o comprovativo de entrega da minha resposta. O que devo fazer?
O comprovativo de entrega da resposta foi enviado para o e-mail que indicou. Caso não tenha recebido, contacte o INE através do telefone disponibilizado. Topo do Tema
Tenho o acesso bloqueado. O que devo fazer?
Quando um respondente, ao autenticar-se na opção "Responder a Inquéritos", se engana na digitação do seu código e/ou password de aderente, mais de três vezes, o sistema bloqueia automaticamente, o acesso durante cerca de 15 minutos. Deve assim aguardar e tentar novo acesso decorrido esse período. Topo do Tema
 

Apoio ao preenchinento

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O que fazer se surgirem mensagens de aviso?
As mensagens de aviso são uma ajuda ao preenchimento. Se uma pergunta não foi respondida ou tem um valor improvável, vai surgir uma mensagem de erro que não lhe permite prosseguir o preenchimento sem assegurar o registo ou a correção. Podem ainda surgir mensagens de aviso que indicam uma possível incoerência em relação a uma resposta anterior.

As mensagens de aviso indicam quais as questões que estão na origem da incoerência. Se desejar voltar atrás no questionário, deve clicar no botão “Já respondido” que se encontra na lateral superior esquerda do ecrã e escolher a(s) questão(ões) que quer alterar. Topo do Tema
Posso consultar ou corrigir uma resposta a uma questão já respondida?
Sim, pode consultar ou corrigir qualquer resposta se andar para trás através do botão que aparece no canto inferior esquerdo. Não o pode fazer caso tenha feito a Entrega do questionário. Topo do Tema
Se tiver dificuldade em responder a uma questão, o que devo fazer?
Para algumas questões, é possível escolher uma forma alternativa de responder. Por exemplo: Há quantos anos (...) ou Com que idade (...). Outro apoio ao preenchimento é possível através do info+. Topo do Tema
Posso interromper o preenchimento e retornar mais tarde?
Sim, pode utilizar o botão “SAIR” para interromper o preenchimento e retomar mais tarde sem perda de informação. Topo do Tema
 

Acesso personalizado

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O que é AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?
A Autenticação.gov.pt é um serviço de autenticação segura que permite ao cidadão confirmar a sua identidade para acesso a serviços públicos online utilizando o cartão do cidadão ou uma chave móvel digital.
Esta solução de autenticação, não substitui o registo de adesão ao WebInq nem a confirmação e aceitação dos “Termos e condições gerais de adesão e utilização do WebInq”, apresentadas pelo INE. Topo do Tema
É obrigatório efetuar a AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?
Não, este processo de autenticação é facultativo. Topo do Tema
Para que serve o serviço AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?
O Autenticação.Gov.pt permite que um cidadão aceda e se autentique em portais e sítios na Internet de diferentes entidades públicas (por exemplo Portal do Cidadão).
Esta solução de autenticação alternativa é da responsabilidade da AMA (https://www.ama.gov.pt/web/agencia-para-a-modernizacao-administrativa/sitios-ama), pelo que os dados de identificação solicitados ao utilizador apenas a esta são fornecidos, declinando o INE qualquer responsabilidade neste processo. Topo do Tema