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INFORMAÇÕES

O conhecimento de informação estatística fiável, pertinente e atual é indispensável à tomada de decisão a todos os níveis. A sua colaboração na resposta aos inquéritos do INE é decisiva para a produção e difusão das estatísticas oficiais.

Inquérito à Utilização de Tecnologias de Informação e da Comunicação pelas Famílias

 
 

Acerca do IUTICF

O que é o IUTICF?
Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias
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Para que serve o IUTICF?
O Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação das Famílias é um inquérito realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) às famílias residentes em Portugal.

A sua finalidade principal é obter informação regular sobre o acesso dos agregados a estas tecnologias, bem como a sua utilização pelos indivíduos, com o objetivo de auxiliar a tomada de decisão nas políticas (quer ao nível nacional quer comunitário), nas empresas e outras entidades.
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Quem é abrangido pelo IUTICF?
É abrangido quem reside em Portugal Continental, na Região Autónoma dos Açores e na Região na Autónoma da Madeira, num alojamento selecionado para responder ao inquérito.
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Quem responde ao IUTICF?
Responde apenas uma das pessoas residentes no alojamento. A pessoa selecionada para responder tem entre 16 e 74 anos.
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Sobre o IUTICF

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Posso solicitar mais esclarecimentos sobre este inquérito?
Sim.

Para esclarecimentos gerais sobre o inquérito poderá consultar a página do INE na Internet.

Para auxílio às respostas terá à sua disposição ajudas ao longo do questionário e em caso de necessidade poderá utilizar o formulário existente no separador “Pedido de Ajuda”.

Pode ainda contactar a Linha de Apoio 218 440 477 ou apoio.respondente@ine.pt
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Só responde quem utiliza tecnologias de informação e comunicação?
Não, é igualmente importante obter respostas de quem não utiliza, estando o questionário adaptado para os diferentes casos.
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E se nenhum dos residentes tiver entre 16 e 74 anos?
Dê-nos essa informação! Responda apenas às perguntas de caracterização dos residentes.
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Apoio ao preenchimento

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Para responder ao inquérito tenho que fazer algum download?
Não. Para responder precisa apenas de estar ligado à internet uma vez que não é possível o registo offline. Topo do Tema
O que fazer para obter um novo código em caso de perda?
Contacte o INE através da Linha de Apoio 218 440 477 ou apoio.respondente@ine.pt Topo do Tema
Quais os web browsers recomendados para usar o serviço WebInq?
Recomendamos o uso do browser Internet Explorer 10+ ou as versões mais recentes de outros browsers: Google Chrome, Safari, Mozilla, Opera...
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Tenho o acesso bloqueado. O que devo fazer?
Quando um respondente, ao autenticar-se na opção "Responder a Inquéritos", se engana na digitação do seu código e/ou password de aderente, mais de três vezes, o sistema bloqueia automaticamente, o acesso durante cerca de 15 minutos. Deve assim aguardar e tentar novo acesso decorrido esse período.
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O que fazer se surgirem mensagens de aviso?
As mensagens de aviso são uma ajuda ao preenchimento.

Se uma pergunta não foi respondida ou tem um valor improvável, vai surgir uma mensagem de erro que não lhe permite prosseguir o preenchimento sem assegurar o registo ou a correção. Podem ainda surgir mensagens de aviso que indicam uma possível incoerência em relação a uma resposta anterior.

As mensagens de aviso indicam quais as questões que estão na origem da incoerência. Se desejar voltar atrás no questionário, deve clicar no botão “Já respondido” que se encontra na lateral superior esquerda do ecrã e escolher a(s) questão(ões) que quer alterar.
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Não recebi o comprovativo de entrega da minha resposta. O que devo fazer?
O comprovativo de entrega da resposta foi enviado para o e-mail que indicou. Caso não tenha recebido, contacte o INE através do telefone disponibilizado.
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Posso interromper o preenchimento e retornar mais tarde?
Sim, pode utilizar o botão “SAIR” para interromper o preenchimento e retomar mais tarde sem perda de informação. Topo do Tema
Posso consultar ou corrigir uma resposta a uma questão já respondida?
Sim, pode consultar ou corrigir, todas as respostas dadas pela pessoa selecionada, se andar para trás através do botão que aparece no canto inferior esquerdo. Não o pode fazer caso tenha feito a Entrega do questionário. Topo do Tema
A password enviada pelo INE pode ser alterada?
Sim. Por motivos de segurança é aconselhado que a password seja alterada na primeira utilização. Topo do Tema
Se preferir, posso utilizar sempre a mesma password?
Sim. Mas por motivos de segurança é aconselhado que a password seja alterada na primeira utilização. Topo do Tema
Tecla "BACK SPACE"
Em qualquer parte do questionário, ao clicar na tecla “backspace” perde-se o login. Ou volta para um ecrã anterior sem preenchimento, ou passa para o menu de autenticação. Contudo os dados não são perdidos quando se volta a fazer login/autenticação.”
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Acesso personalizado

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O que é AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?
A Autenticação.gov.pt é um serviço de autenticação segura que permite ao cidadão confirmar a sua identidade para acesso a serviços públicos online utilizando o cartão do cidadão ou uma chave móvel digital.

Esta solução de autenticação, não substitui o registo de adesão ao WebInq nem a confirmação e aceitação dos “Termos e condições gerais de adesão e utilização do WebInq”, apresentadas pelo INE.
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É obrigatório efetuar a AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?
Não, este processo de autenticação é facultativo.
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Para que serve o serviço AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?
O Autenticação.Gov.pt permite que um cidadão aceda e se autentique em portais e sítios na Internet de diferentes entidades públicas (por exemplo Portal do Cidadão).

Esta solução de autenticação alternativa é da responsabilidade da AMA (https://www.ama.gov.pt/web/agencia-para-a-modernizacao-administrativa/sitios-ama), pelo que os dados de identificação solicitados ao utilizador apenas a esta são fornecidos, declinando o INE qualquer responsabilidade neste processo.
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