Política de Cookies

Para poder prestar um serviço personalizado, funcional e de qualidade aos utilizadores do nosso serviço WEBINQ, o INE utiliza cookies próprios, imprescindíveis ao bom funcionamento do site.
Mais informação

INFORMAÇÕES

O conhecimento de informação estatística fiável, pertinente e atual é indispensável à tomada de decisão a todos os níveis. A sua colaboração na resposta aos inquéritos do INE é decisiva para a produção e difusão das estatísticas oficiais.

Inquérito sobre Segurança no Espaço Público e Privado

 
 

Acerca do ISEPP

Qual é o objetivo do ISEPP?
O principal objetivo do ISEPP é conhecer e caracterizar a prevalência em Portugal de situações de insegurança que possam ter acontecido à população residente em diversos contextos da sua vida e com diferentes pessoas.
É um inquérito harmonizado ao nível europeu, que será realizado na generalidade dos países da União Europeia.

Os resultados permitirão fazer comparações entre os vários Estados-Membros sobre a extensão e a natureza de fenómenos como: situações de insegurança vividas no espaço doméstico (com as pessoas que lhe são próximas); no espaço público (experiências de assédio no trabalho, assédio persistente e situações de insegurança vividas com outras pessoas fora do espaço doméstico); bem como experiências de vitimização em geral (assaltos, roubos, furtos, agressões).
Topo do Tema
Como, quando e onde se realiza?
O ISEPP realiza-se por três modos de entrevista: presencial e telefónica, assistida por computador e com apoio de um entrevistador, em cada alojamento selecionado, e Web. A recolha de informação tem lugar entre maio e agosto de 2022.

Este inquérito será realizado em todo o território nacional.

As entrevistas decorrerão em 21 030 alojamentos, distribuídos pelas sete regiões NUTS II (Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo, Algarve, Região Autónoma dos Açores e Região Autónoma da Madeira).
Topo do Tema
Quem responde a este inquérito?
Para responder a este inquérito foram selecionados, seguindo um procedimento aleatório, 21 030 alojamentos. Apenas responderá uma pessoa por alojamento, com idade dos 18 aos 74 anos, sendo selecionada a última pessoa a fazer anos.
Topo do Tema
Porque é que foi selecionado este alojamento para responder ao ISEPP?
A seleção dos alojamentos é feita através de um processo aleatório que tem em conta o facto de serem alojamentos familiares e serem considerados como residência principal dos seus agregados familiares.
Topo do Tema
Porque é que foi selecionada apenas uma pessoa do alojamento para responder ao ISEPP?
A metodologia deste inquérito define que em todos os países onde o inquérito se realize seja inquirida apenas uma pessoa por alojamento, com idade entre os 18 e os 74 anos, sendo selecionada a última pessoa a fazer anos. Tratando-se de experiência pessoais, apenas a pessoa selecionada poderá responder ao inquérito.
Topo do Tema
 

Sobre o ISEPP

Topo
Posso solicitar mais esclarecimentos sobre o ISEPP?
Sim.

Para esclarecimentos gerais sobre o inquérito poderá consultar a página do INE na Internet.

Para auxílio às respostas terá à sua disposição ajudas ao longo do questionário e em caso de necessidade poderá utilizar o formulário existente no separador “Pedido de Ajuda”.


Pode ainda contactar a Linha de Apoio 218 440 477 ou apoio.respondente@ine.pt.
Topo do Tema
E se nenhum dos residentes tiver idade entre os 18 e os 74 anos?
Dê-nos essa informação! Responda apenas às perguntas de caracterização dos residentes.
Topo do Tema
 

Apoio ao preenchimento

Topo
Para responder ao ISEPP tenho que fazer algum download?
Não. Para responder precisa apenas de estar ligado à internet uma vez que não é possível o registo offline.
Topo do Tema
O que fazer para obter um novo código em caso de perda?
Contacte o INE através da Linha de Apoio 218 440 477 ou apoio.respondente@ine.pt
Topo do Tema
Quais os web browsers recomendados para usar o serviço WebInq?
Recomendamos o uso do browser Microsoft EDGE ou as versões mais recentes de outros browsers: Google Chrome, Safari, Mozilla, Opera...
Topo do Tema
Tenho o acesso bloqueado. O que devo fazer?
Quando um respondente, ao autenticar-se na opção "Responder a Inquéritos", se engana na digitação do seu código e/ou password de aderente, mais de três vezes, o sistema bloqueia automaticamente, o acesso durante cerca de 15 minutos. Deve assim aguardar e tentar novo acesso decorrido esse período.
Topo do Tema
O que fazer se surgirem mensagens de aviso?
As mensagens de aviso são uma ajuda ao preenchimento.

Se uma pergunta não foi respondida ou tem um valor improvável, vai surgir uma mensagem de erro que não lhe permite prosseguir o preenchimento sem assegurar o registo ou a correção. Podem ainda surgir mensagens de aviso que indicam uma possível incoerência em relação a uma resposta anterior.

As mensagens de aviso indicam quais as questões que estão na origem da incoerência. Se desejar voltar atrás no questionário, deve clicar no botão “Já respondido” que se encontra na lateral superior esquerda do ecrã e escolher a(s) questão(ões) que quer alterar.
Topo do Tema
Não recebi o comprovativo de entrega da minha resposta. O que devo fazer?
O comprovativo de entrega da resposta foi enviado para o e-mail que indicou. Caso não tenha recebido, contacte o INE através do telefone disponibilizado.
Topo do Tema
Posso interromper o preenchimento e retornar mais tarde?
Sim, pode utilizar o botão “SAIR” para interromper o preenchimento e retomar mais tarde sem perda de informação.
Topo do Tema
Posso consultar ou corrigir uma resposta a uma questão já respondida?
Sim, pode consultar ou corrigir, todas as respostas dadas pela pessoa selecionada, se andar para trás através do botão que aparece no canto inferior esquerdo. Não o pode fazer caso tenha feito a Entrega do questionário.
Topo do Tema
A password enviada na carta pode ser alterada?
Sim. Por motivos de segurança é aconselhado que a password seja alterada na primeira utilização.
Topo do Tema
Se preferir, posso utilizar sempre a mesma password?
Sim. Mas por motivos de segurança é aconselhado que a password seja alterada na primeira utilização.
Topo do Tema
Tecla "BACK SPACE"
Em qualquer parte do questionário, ao clicar na tecla “backspace” perde-se o login. Ou volta para um ecrã anterior sem preenchimento, ou passa para o menu de autenticação. Contudo os dados não são perdidos quando se volta a fazer login/autenticação.”
Topo do Tema
 

Acesso personalizado

Topo
O que é AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?
A Autenticação.gov.pt é um serviço de autenticação segura que permite ao cidadão confirmar a sua identidade para acesso a serviços públicos online utilizando o cartão do cidadão ou uma chave móvel digital.

Esta solução de autenticação, não substitui o registo de adesão ao WebInq nem a confirmação e aceitação dos “Termos e condições gerais de adesão e utilização do WebInq”, apresentadas pelo INE.
Topo do Tema
É obrigatório efetuar a AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?
Não, este processo de autenticação é facultativo.
Topo do Tema
Para que serve o serviço AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?
O Autenticação.Gov.pt permite que um cidadão aceda e se autentique em portais e sítios na Internet de diferentes entidades públicas (por exemplo Portal do Cidadão).

Esta solução de autenticação alternativa é da responsabilidade da AMA (https://www.ama.gov.pt/web/agencia-para-a-modernizacao-administrativa/sitios-ama), pelo que os dados de identificação solicitados ao utilizador apenas a esta são fornecidos, declinando o INE qualquer responsabilidade neste processo.
Topo do Tema