Política de Cookies

Para poder prestar um serviço personalizado, funcional e de qualidade aos utilizadores do nosso serviço WEBINQ, o INE utiliza cookies próprios, imprescindíveis ao bom funcionamento do site.
Mais informação

INFORMAÇÕES

13-10-2021

Atenção - O INE informa que, após um período de suspensão, as entrevistas presencias de alguns inquéritos às famílias estão a ser gradualmente retomadas.
Contudo, são garantidas todas as medidas de segurança e proteção dos inquiridos e dos entrevistadores.

Inquérito ao Emprego

APRESENTAÇÃO

O Inquérito ao Emprego (IE) é uma operação estatística conduzida pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) desde 1974. Trata-se de um inquérito harmonizado e regulamentado ao nível comunitário (Regulamento (CE) N.º 577/98 do Conselho, de 9 de março de 1998) no quadro das estatísticas do Labour Force Survey (LFS), com aplicação nos 28 Estados-Membros da União Europeia, permitindo a comparação dos resultados nacionais ao nível internacional. É um inquérito trimestral, por amostragem, dirigido às pessoas residentes em alojamentos familiares no espaço nacional e disponibiliza resultados trimestrais e anuais. A sua principal finalidade é a caracterização da população residente em Portugal face ao mercado de trabalho. É através deste inquérito que se obtêm as estatísticas oficiais da população empregada, desempregada, inativa e a taxa de desemprego do país. Esta informação é essencial para a definição e a avaliação de políticas socioeconómicas nacionais e internacionais.

A resposta é confidencial e obrigatória, nos termos do artigo 4º da Lei nº 22/2008, de 13 de maio (Lei do SEN) e do nº 5 do artigo 4º do Decreto-Lei nº 136/2012, de 2 de julho (Lei orgânica do INE).

CALENDÁRIO

Neste momento não é possível efetuar esta operação. Por favor tente mais tarde

COMO RESPONDER

A informação do Inquérito ao Emprego é obtida por recolha direta junto de todos os indivíduos residentes nos alojamentos selecionados para resposta, mediante entrevista assistida por computador. A metodologia deste inquérito prevê o acompanhamento dos alojamentos durante seis trimestres consecutivos. As entrevistas realizam-se segundo um modo misto: a primeira entrevista ao alojamento é feita presencialmente e as cinco entrevistas seguintes, se for da vontade dos respondentes, são feitas por telefone.

OUTRAS OPÇÕES