Política de Cookies

Para poder prestar um serviço personalizado, funcional e de qualidade aos utilizadores do nosso serviço WEBINQ, o INE utiliza cookies próprios, imprescindíveis ao bom funcionamento do site.
Mais informação

INFORMAÇÕES

13-10-2021

Atenção - O INE informa que, após um período de suspensão, as entrevistas presencias de alguns inquéritos às famílias estão a ser gradualmente retomadas.
Contudo, são garantidas todas as medidas de segurança e proteção dos inquiridos e dos entrevistadores.

Inquérito às rendas de habitação

APRESENTAÇÃO

O Inquérito as Rendas de Habitação (IRH) tem como objetivo principal a determinação de um índice mensal de rendas de habitação. Este índice mede a evolução temporal das rendas de habitação e constitui parte integrante do Índice de Preços no Consumidor (IPC) e do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC). Com base na informação obtida e mediante tratamento diferenciado, é possível calcular a variação média mensal da renda por metro quadrado de área útil.

A resposta é confidencial e obrigatória, nos termos do artigo 4º da Lei nº 22/2008, de 13 de maio (Lei do SEN) e do nº 5 do artigo 4º do Decreto-Lei nº 136/2012, de 2 de julho (Lei orgânica do INE).

CALENDÁRIO

Neste momento não é possível efetuar esta operação. Por favor tente mais tarde

COMO RESPONDER

As entrevistas são feitas preferencialmente por via telefónica, nos alojamentos que não reúnem condições para entrevista telefónica é feita uma recolha presencial.

Os alojamentos selecionados são contactados no momento base para caracterização do contrato de arrendamento (tipo, momento de atualização, valor de renda, características do alojamento, etc.). Posteriormente são contactados uma vez por ano, no mês de atualização da renda, para indicarem o novo valor de renda.

OUTRAS OPÇÕES