Política de Cookies

Para poder prestar um serviço personalizado, funcional e de qualidade aos utilizadores do nosso serviço WEBINQ, o INE utiliza cookies próprios, imprescindíveis ao bom funcionamento do site.
Mais informação

INFORMAÇÕES

O conhecimento de informação estatística fiável, pertinente e atual é indispensável à tomada de decisão a todos os níveis. A sua colaboração na resposta aos inquéritos do INE é decisiva para a produção e difusão das estatísticas oficiais.

Inquérito à Educação e Formação de Adultos

 
 

Apoio ao preencimento

Para responder ao IEFA tenho que fazer algum download?
Não. Para responder precisa apenas de estar ligado à internet uma vez que não é possível o registo offline. Topo do Tema
O que fazer para obter um novo código em caso de perda?
Contacte o INE através da Linha de Apoio 218 440 477 ou apoio.respondente@ine.pt Topo do Tema
Quais os web browsers recomendados para usar o serviço WebInq?
Recomendamos o uso do browser Microsoft EDGE ou as versões mais recentes de outros browsers: Google Chrome, Safari, Mozilla, Opera... Topo do Tema
Tenho o acesso bloqueado. O que devo fazer?
Quando um respondente, ao autenticar-se na opção "Responder a Inquéritos", se engana na digitação do seu código e/ou password de aderente, mais de três vezes, o sistema bloqueia automaticamente, o acesso durante cerca de 15 minutos. Deve assim aguardar e tentar novo acesso decorrido esse período. Topo do Tema
O que fazer se surgirem mensagens de aviso?
As mensagens de aviso são uma ajuda ao preenchimento.

Se uma pergunta não foi respondida ou tem um valor improvável, vai surgir uma mensagem de erro que não lhe permite prosseguir o preenchimento sem assegurar o registo ou a correção. Podem ainda surgir mensagens de aviso que indicam uma possível incoerência em relação a uma resposta anterior.

As mensagens de aviso indicam quais as questões que estão na origem da incoerência. Se desejar voltar atrás no questionário, deve clicar no botão “Já respondido” que se encontra na lateral superior esquerda do ecrã e escolher a(s) questão(ões) que quer alterar. Topo do Tema
Não recebi o comprovativo de entrega da minha resposta. O que devo fazer?
O comprovativo de entrega da resposta foi enviado para o e-mail que indicou. Caso não tenha recebido, contacte o INE através do telefone disponibilizado. Topo do Tema
Posso interromper o preenchimento e retornar mais tarde?
Sim, pode utilizar o botão “SAIR” para interromper o preenchimento e retomar mais tarde sem perda de informação. Topo do Tema
Posso consultar ou corrigir uma resposta a uma questão já respondida?
Sim, pode consultar ou corrigir, todas as respostas dadas pela pessoa selecionada, se andar para trás através do botão que aparece no canto inferior esquerdo. Não o pode fazer caso tenha feito a Entrega do questionário. Topo do Tema
A password enviada na carta pode ser alterada?

Sim. Por motivos de segurança é aconselhado que a password seja alterada na primeira utilização. Topo do Tema
Se preferir, posso utilizar sempre a mesma password?
Sim. Mas por motivos de segurança é aconselhado que a password seja alterada na primeira utilização. Topo do Tema
Tecla "BACK SPACE"
Em qualquer parte do questionário, ao clicar na tecla “backspace” perde-se o login. Ou volta para um ecrã anterior sem preenchimento, ou passa para o menu de autenticação. Contudo os dados não são perdidos quando se volta a fazer login/autenticação.” Topo do Tema
 
Este inquérito é para quê?
O IEFA é um inquérito realizado de seis em seis anos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) aos agregados domésticos residentes em Portugal. É um inquérito comunitário que será realizado em todos os Estados-Membros da União Europeia, e visa contribuir para a consolidação de um sistema de informação estatístico europeu em educação e aprendizagem ao longo da vida.
O IEFA 2022 tem como principal objetivo obter informação sobre a participação de adultos em qualquer atividade de aprendizagem (educação e/ou formação) formal, não formal e informal. Os resultados deste inquérito permitem:
?    Conhecer a participação da população portuguesa em atividades de educação, formação e aprendizagem ao longo da vida;
?    Fazer comparações com os resultados de outros países da União Europeia.
  Topo do Tema
O que é a Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV)?
A Aprendizagem ao Longo da vida (ALV) é um conceito que agrega a participação em alguma atividade de educação formal (ministrada em instituições de educação, conducente a um nível de escolaridade) e/ou atividade de educação não formal (atividade organizada de formação, profissional ou outra, mas que não equivale a um nível de escolaridade).
  Topo do Tema
Como, quando e onde se realiza o IEFA 2022?
O IEFA 2022 recolherá informação através de resposta por preenchimento via web ou, em alternativa, por entrevista telefónica (assistida por computador) em cada alojamento selecionado. A recolha de informação realiza-se entre setembro de 2022 e janeiro de 2023. Este inquérito será realizado em Portugal Continental, na Região Autónoma da Madeira e na Região Autónoma dos Açores, assim como em todos os Estados-Membros da União Europeia.
  Topo do Tema
E se não tiver internet, como posso responder ao IEFA 2022?
Na impossibilidade de responder pela internet, será contactado telefonicamente por um/a entrevistador/a do INE que recolherá as suas respostas.
 
  Topo do Tema
Como obtiveram os meus contactos?
Constam dos registos dos Censos 2021. Os telefones de contacto são importantes, pois poderá ser necessário contactar telefonicamente o agregado para esclarecer alguma dúvida que possa surgir posteriormente ao preenchimento do questionário via web ou para o agendamento e resposta ao questionário, caso opte pela resposta via entrevista telefónica.
  Topo do Tema
Quem responde a este inquérito?
Para responder a este inquérito foram selecionados, seguindo um procedimento aleatório, cerca de 19 mil alojamentos representativos a nível nacional, para integrar uma amostra representativa da população total de Portugal. A seleção das pessoas que respondem a este inquérito dentro de cada alojamento é feita com base num processo automático que tem em conta a idade de todas as pessoas residentes no alojamento – respondem ao IEFA as pessoas com idade entre os 18 e os 69 anos, num máximo de 2 pessoas por agregado familiar. Estas pessoas são representativas da população total de Portugal neste grupo de idades. Poderemos, assim, comparar estes resultados com resultados similares de outros países.
  Topo do Tema
Porque é que foi selecionado este alojamento para responder ao inquérito?
A seleção dos alojamentos é feita através de um processo automático que tem em conta o facto de serem alojamentos familiares e serem considerados como residência principal dos seus agregados familiares. Este processo é definido para que, o que nos dizem os indivíduos que respondem a este inquérito, em todos os alojamentos selecionados, possa representar a população total de Portugal.
  Topo do Tema
E se nenhum dos residentes tiver idade entre os 18 e os 69 anos?
Dê-nos essa informação!Responda apenas às perguntas de caracterização dos residentes. Topo do Tema
Porque é que são selecionadas apenas duas pessoa do alojamento para responder ao IEFA?
A metodologia deste inquérito define que em todos os países onde o inquérito se realize sejam inquiridas  duas pessoas por alojamento, com idade entre os 18 e os 69 anos, sendo selecionadas as últimas pessoas a fazer anos, no agregado selecionado. Tratando-se de experiência pessoais, apenas as pessoas selecionadas poderão responder ao inquérito. Topo do Tema
Porque é que não se pode substituir este alojamento familiar por outro alojamento?
A seleção dos alojamentos tem por base o Ficheiro Nacional de Alojamentos (FNA), onde as unidades são os alojamentos familiares de residência principal com contacto telefónico. Esta seleção é efetuada tendo em conta algumas características dos indivíduos residentes no momento dos Censos. Neste sentido, um alojamento não pode ser substituído por outro porque o novo alojamento teria que respeitar todas as condições de seleção do primeiro alojamento, situação pouco provável de acontecer.
  Topo do Tema
Que informação é recolhida através do IEFA 2022?
O IEFA 2022 recolhe informação sobre a educação e formação concluída e frequentada, formas de acesso a informação sobre educação e formação, obstáculos à participação em educação e formação, aprendizagem informal, conhecimento de línguas e participação cultural, desportiva e social.
  Topo do Tema
Se é um inquérito à Educação e Formação de Adultos, porque tenho de responder a questões sobre saúde, o meu trabalho e o rendimento do meu agregado familiar?
O IEFA pretende avaliar os impactos da participação em atividades de educação e formação na situação do indivíduo no mercado de trabalho, assim como a forma como o estado de saúde e o nível de rendimento podem condicionar a participação neste tipo de atividades.
  Topo do Tema
Se o inquérito é efetuado a mim, qual o interesse de colocar questões relativas aos meus pais? O que interessa situações perante o trabalho ou o grau de escolaridade dos meus pais?
Estas questões são importantes para avaliar de que forma o contexto familiar influência o percurso educativo e formativo dos filhos, nomeadamente a educação, as características profissionais e a existência ou não de trajetória migratória dos pais, bem como se evidenciam os fenómenos de transmissão intergeracional da educação.
  Topo do Tema
O que interessa saber o número de horas que participei em educação formal ou não formal?
O IEFA pretende recolher informação detalhada sobre as atividades de educação formal e/ou educação não formal realizadas nos últimos 12 meses, de forma a que se possa avaliar o volume de participação em educação e formação, nomeadamente o tempo investido nessas atividades.
  Topo do Tema
Se nunca estudei ou se não conclui um nível de escolaridade, porque tenho de responder a este tipo de questões?
O IEFA pretende recolher informação sobre o nível de escolaridade da população residente, incluindo também as pessoas que nunca estudaram ou que não puderam concluir um nível de escolaridade. Adicionalmente, pretende-se também apurar as razões pelas quais os potenciais alunos/aprendizes não participam em atividades de educação e de formação, incluindo tanto os alunos/aprendizes que quiseram participar mais, como os que não o quiseram fazer – obstáculos à educação e formação.
 
  Topo do Tema
Quando é que são divulgados os resultados do inquérito?

Os resultados serão divulgados em outubro de 2023, no Portal do Instituto Nacional de Estatística (www.ine.pt), sendo elaborado um destaque com os principais resultados do inquérito e, posteriormente, um estudo com uma análise mais aprofundada dos resultados.
 

Topo do Tema
Como posso consultar os resultados do inquérito?

Os resultados poderão ser consultados no Portal do Instituto Nacional de Estatística (www.ine.pt), os quais podem estar presentes em destaques, publicações, dados estatísticos e também em algumas publicações anuais do INE, como o Anuário Estatístico de Portugal e Portugal em Números. Assim, deve selecionar o tema “Educação, Formação e Aprendizagem” nas Estatísticas da População e Sociedade para aceder à informação disponível.

Topo do Tema
Quem utiliza a informação recolhida pelo IEFA?
Os principais utilizadores desta informação são organismos públicos nacionais, organismos comunitários como a União Europeia, o Eurostat e a Comissão Europeia, organizações internacionais como a OCDE e a UNESCO, investigadores, instituições sem fins lucrativos e pessoas singulares.
 
  Topo do Tema
Posso solicitar mais esclarecimentos sobre o IEFA?
Sim.

Para esclarecimentos gerais sobre o inquérito poderá consultar a página do INE na Internet.

Para auxílio às respostas terá à sua disposição ajudas ao longo do questionário e em caso de necessidade poderá utilizar o formulário existente no separador “Pedido de Ajuda”.

Pode ainda contactar a Linha de Apoio 218 440 477 ou apoio.respondente@ine.pt. Topo do Tema
 

Acesso personalizado

Topo
O que é AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?

A Autenticação.gov.pt é um serviço de autenticação segura que permite ao cidadão confirmar a sua identidade para acesso a serviços públicos online utilizando o cartão do cidadão ou uma chave móvel digital.

Esta solução de autenticação, não substitui o registo de adesão ao WebInq nem a confirmação e aceitação dos “Termos e condições gerais de adesão e utilização do WebInq”, apresentadas pelo INE. Topo do Tema
É obrigatório efetuar a AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?
Não, este processo de autenticação é facultativo. Topo do Tema
Para que serve o serviço AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?
O Autenticação.Gov.pt permite que um cidadão aceda e se autentique em portais e sítios na Internet de diferentes entidades públicas (por exemplo Portal do Cidadão).

Esta solução de autenticação alternativa é da responsabilidade da AMA (https://www.ama.gov.pt/web/agencia-para-a-modernizacao-administrativa/sitios-ama), pelo que os dados de identificação solicitados ao utilizador apenas a esta são fornecidos, declinando o INE qualquer responsabilidade neste processo. Topo do Tema