Política de Cookies

Para poder prestar um serviço personalizado, funcional e de qualidade aos utilizadores do nosso serviço WEBINQ, o INE utiliza cookies próprios, imprescindíveis ao bom funcionamento do site.
Mais informação

INFORMAÇÕES

O conhecimento de informação estatística fiável, pertinente e atual é indispensável à tomada de decisão a todos os níveis. A sua colaboração na resposta aos inquéritos do INE é decisiva para a produção e difusão das estatísticas oficiais.

Inquérito à Fecundidade

 
 

Acerca do IFEC

Este inquérito é para quê?
O Inquérito à Fecundidade (IFEC) 2019 é um inquérito realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) junto de uma amostra selecionada de mulheres e homens, residentes em todo o território nacional. O IFEC 2019 tem como principal objetivo obter informação que permita caracterizar e compreender:

i. Os contextos familiares atuais e de origem e os padrões de fecundidade, o número ideal e as intenções de ter ou não filhos;
ii. As atitudes, valores e fatores socioeconómicos que influenciam as decisões de ser mãe ou pai em Portugal;
iii. As realidades de coabitação/conjugalidade dos indivíduos na sua relação com as intenções de fecundidade;
iv. As situações de fertilidade e saúde reprodutiva na sua relação com a concretização da fecundidade;
v. As alterações que ocorreram desde 2013, ano da realização da edição anterior do IFEC.

A informação a obter constituirá um relevante instrumento de apoio à definição e avaliação de políticas relacionadas com a família e a natalidade.
Topo do Tema
Como, quando e onde se realiza?
A informação do Inquérito à Fecundidade 2019 é obtida por recolha direta junto de um indivíduo residente em cada um dos alojamentos selecionados para responder, mediante entrevista assistida por computador.

A recolha de dados irá ocorrer entre setembro e dezembro de 2019. As entrevistas vão decorrer em cerca de 11 mil alojamentos localizados no Continente e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Topo do Tema
Quem responde a este inquérito?
O Inquérito à Fecundidade 2019 é dirigido a uma amostra de mulheres com idades entre os 18 e os 49 anos, e de homens com idades entre os 18 e os 54 anos. Os alojamentos selecionados pelo INE são previamente contactadas por carta.

Por alojamento, está pré-selecionado aleatoriamente se deve ser inquirido uma mulher ou um homem, sendo selecionada apenas uma pessoa por alojamento do âmbito etário de referência. No caso de existirem vários indivíduos elegíveis, é selecionado o que celebrou o seu aniversário há menos tempo.
Topo do Tema
Porque é que foi selecionado este alojamento para responder ao inquérito?
A seleção dos alojamentos é feita através de um processo automático e aleatório que tem em conta o facto de serem alojamentos familiares e de serem residências principais dos seus agregados familiares.

Este processo é definido para que aquilo que nos é dito pelos indivíduos que respondem a este inquérito, em todos os alojamentos selecionados, possa representar a população residente em Portugal com idades entre os 18 e os 49 anos de idade em relação às mulheres e com idades entre os 18 e os 54 anos de idade em relação aos homens.
Topo do Tema
Por que é que foi selecionado este indivíduo para responder ao inquérito neste alojamento?
Por alojamento, está pré-selecionado aleatoriamente se deve ser inquirido uma mulher ou um homem, sendo selecionada apenas uma pessoa por alojamento do âmbito etário de referência (mulher com idade entre 18 e 49 anos ou homem com idade entre 18 e 54 anos). No caso de existirem vários indivíduos elegíveis, é selecionado o que celebrou o seu aniversário há menos tempo, através de um processo automático.
Topo do Tema
Por que é que não se pode substituir este alojamento por outro alojamento?
A seleção dos alojamentos tem por base o Ficheiro Nacional de Alojamentos (FNA) a partir dos resultados dos Censos de 2011. Neste sentido, um alojamento não pode ser substituído por outro, porque o novo alojamento teria que respeitar todas as condições de seleção do primeiro alojamento, situação pouco provável de acontecer.
Topo do Tema
Por que é que não se pode substituir o indivíduo selecionado neste alojamento?
A seleção dos indivíduos que devem responder a este inquérito dentro de cada alojamento é feita com base num processo automático e aleatório que tem em conta o sexo e a idade do conjunto de indivíduos do alojamento. Os indivíduos assim escolhidos não podem ser substituídos, de modo a garantir que as características sociodemográficas do conjunto de indivíduos que respondem a este inquérito, em todos os alojamentos selecionados, possam representar as características da população residente em Portugal com idades entre os 18 e os 49 anos de idade em relação às mulheres e com idades entre os 18 e os 54 anos de idade em relação aos homens.

Se em cada alojamento selecionado para este inquérito fosse selecionado o indivíduo, por exemplo, que se encontra mais disponível, poderia correr o risco de obter respostas de um conjunto de indivíduos que não representam a população portuguesa, por exemplo, por apenas entrevistar homens com mais de 60 anos.
Topo do Tema
Porque perguntam telefones de contacto e e-mail?
Os telefones de contacto e os e-mails são importantes, pois poderá ser necessário esclarecer alguma dúvida que possa surgir posteriormente à entrevista, ou para agendar a entrevista, uma vez que este inquérito não permite entrevistas proxy, ou seja, as respostas só podem ser dadas pelo indivíduo selecionado.
Topo do Tema
Para que é que precisam do nome dos residentes?
Os nomes que indicar servem apenas para facilitar o preenchimento do questionário, não ficando registados na base de dados do INE. No entanto, se preferir, pode usar apenas as iniciais dos nomes (assegure-se que as iniciais registadas lhe permitem diferenciar claramente as pessoas).
Topo do Tema
Por que é que selecionam indivíduos que não têm filhos?
Nem todas as pessoas do grupo etário dos 18 aos 49 anos, no caso das mulheres, e do grupo etário dos 18 aos 54 anos, no caso dos homens, têm filhos. Por isso, um dos objetivos deste inquérito é contribuir para uma melhor compreensão das perceções, valores e fatores socioeconómicos ou outros que poderão influenciar a decisão das pessoas de não terem filhos.
Topo do Tema
Mas se os meus filhos já não vivem comigo, para que me fazem perguntas sobre eles?
O objetivo deste módulo é saber o número total de filhos que as pessoas têm ou tiveram, sejam filhos biológicos ou filhos adotados, bem como o número de enteados. Pelo que, mesmo que já não vivam consigo é importante saber alguma informação sobre esses filhos e/ou enteados.
Topo do Tema
Quando é que são divulgados os resultados do inquérito?
Os resultados do Inquérito à Fecundidade 2019 serão divulgados até ao final do ano de 2020 no Portal do Instituto Nacional de Estatística (www.ine.pt).
Topo do Tema
Como posso consultar os resultados do inquérito?
Os resultados do Inquérito à Fecundidade 2019 serão disponibilizados no Portal do Instituto Nacional de Estatística (www.ine.pt).
Topo do Tema
 

Acesso personalizado

Topo
O que é AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?
A Autenticação.gov.pt é um serviço de autenticação segura que permite ao cidadão confirmar a sua identidade para acesso a serviços públicos online utilizando o cartão do cidadão ou uma chave móvel digital.

Esta solução de autenticação, não substitui o registo de adesão ao WebInq nem a confirmação e aceitação dos “Termos e condições gerais de adesão e utilização do WebInq”, apresentadas pelo INE.
Topo do Tema
É obrigatório efetuar a AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?
Não, este processo de autenticação é facultativo. Topo do Tema
Para que serve o serviço AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?
O Autenticação.Gov.pt permite que um cidadão aceda e se autentique em portais e sítios na Internet de diferentes entidades públicas (por exemplo Portal do Cidadão).

Esta solução de autenticação alternativa é da responsabilidade da AMA (https://www.ama.gov.pt/web/agencia-para-a-modernizacao-administrativa/sitios-ama), pelo que os dados de identificação solicitados ao utilizador apenas a esta são fornecidos, declinando o INE qualquer responsabilidade neste processo.
Topo do Tema