Política de Cookies

Para poder prestar um serviço personalizado, funcional e de qualidade aos utilizadores do nosso serviço WEBINQ, o INE utiliza cookies próprios, imprescindíveis ao bom funcionamento do site.
Mais informação

INFORMAÇÕES

O conhecimento de informação estatística fiável, pertinente e atual é indispensável à tomada de decisão a todos os níveis. A sua colaboração na resposta aos inquéritos do INE é decisiva para a produção e difusão das estatísticas oficiais.

Inquérito aos Movimentos Migratórios de Saída

 
 

Para que serve o Inquérito aos Movimentos Migratórios de Saída (IMMS)?
O Inquérito aos Movimentos Migratórios de Saída (IMMS) tem por finalidade obter informação estatística sobre os indivíduos residentes em Portugal, quer sejam portugueses ou não, que deixam anualmente Portugal para ir trabalhar ou viver no estrangeiro. O IMMS permite, assim, quantificar e caracterizar socio demograficamente os indivíduos, nacionais ou estrangeiros, que deixam anualmente o país para trabalhar ou viver no estrangeiro, por um período igual ou superior a 3 meses (emigrantes). Os resultados permitem ainda auxiliar no cálculo das estimativas anuais da população residente.
Topo do Tema
Como, quando e onde se realiza?
A informação é recolhida por entrevista presencial ou telefónica, nas unidades de alojamento selecionadas para resposta ao inquérito, no 1º trimestre de cada ano.
Topo do Tema
Quando é que são divulgados os resultados do inquérito?
Os resultados do Inquérito aos Movimentos Migratórios de Saída servem para o cálculo das “Estimativas Anuais de Emigração”, sendo divulgados no portal do INE (www.ine.pt) em junho de cada ano dados relativos ao ano anterior sobre o número anual total de emigrantes, repartidos por sexo, para cada tipo de emigração (temporária ou permanente). Em meados de outubro são divulgados, também no portal do INE, dados sobre a repartição etária dos emigrantes, sobre a nacionalidade dos emigrantes e sobre os grupos de países de residência futura, para cada tipo de emigração (temporária ou permanente).
Topo do Tema
Como posso consultar os resultados do inquérito?
Os resultados do Inquérito aos Movimentos Migratórios de Saída servem para o cálculo das “Estimativas Anuais de Emigração” e estas podem ser consultadas no portal do INE (www.ine.pt).
Topo do Tema
Não saí do País. Tenho que responder ao inquérito?
Existe um pequeno conjunto de questões iniciais que pretendem identificar os indivíduos que emigraram, colocando exatamente a pergunta sobre se alguma das pessoas que vive no alojamento selecionado foi trabalhar ou viver para o estrangeiro por um período igual ou superior a 3 meses no ano anterior ao da recolha da informação. Quando a resposta é negativa para uma determinada pessoa, porque não saiu do País, então não responderá a mais nenhuma questão.
Topo do Tema
Este inquérito existe noutros países?
Não existindo fontes administrativas alternativas para a recolha de informação estatística relativa ao fluxo emigratório, Portugal utiliza o Inquérito aos Movimentos Migratórios de Saída como método de recolha da informação estatística relativa ao movimento emigratório dos residentes em Portugal, à semelhança de outros países que também recorrem a inquéritos para obter esta informação, como é o caso, por exemplo, do INE da Irlanda (Central Statistics Office) que utiliza como principal fonte de informação para o cálculo das estatísticas anuais migratórias o “Quarterly National Household Survey”.
Topo do Tema
Sou idoso, já não vou a lado nenhum, também tenho que responder?
Sim, o Inquérito aos Movimentos Migratórios de Saída é um inquérito dirigido a todos os residentes em Portugal que estejam inseridos na amostra estatística, razão pela qual a idade não é um fator de exclusão. No entanto, se não saiu para trabalhar ou viver para o estrangeiro por um período igual ou superior a 3 meses no ano anterior ao da recolha da informação, então não terá de responder a nenhuma questão específica do inquérito.
Topo do Tema