INFORMAÇÕES

16-03-2020

Atendimento WebInq - Devido ao COVID-19 estão previstas algumas limitações no serviço de atendimento do WebInq. Sugere-se que privilegie o contacto através do  email: webinq@ine.pt. Agradecemos a vossa compreensão, em particular nestas circunstâncias atípicas e bastante incertas.

13-03-2020

Atenção - Dadas as circunstâncias atuais da COVID-19, o INE decidiu suspender as entrevistas presenciais de alguns inquéritos devido ao risco para os inquiridos e entrevistadores. Manterá a inquirição por via telefónica ou via internet (quando aplicável), para os quais apela à boa colaboração dos inquiridos.
 

Área de acesso personalizado

 
 

Esqueci-me da password e/ou código

Esqueci-me da password ou do código de aderente para o acesso personalizado ao WebInq. O que devo fazer?
O WebInq dispõe de uma funcionalidade para a recuperação automática da sua password ou do código de aderente. Escolha a opção "Recuperar Código ou Password" na área de aderentes do WebInq e indique a situação que pretende: - Recuperar password - Recuperar código de aderente - Recuperar código de aderente e password. Caso a dificuldade se mantenha, deverá enviar um e-mail para webinq@ine.pt com a indicação, se possível, código de aderente e a referência (que começa por 01.) indicada no mensagem e-mail que recebeu juntamente com a password de acesso ao WebInq Topo do Tema
Código de aderente e password: como recuperá-los automaticamente?
Escolha a opção "Recuperar Código ou Password" e siga os seguintes passos: (1) Indique o seu e-mail de registo e a referência (que começa por 01.) indicada na mensagem de e-mail que recebeu juntamente com a password de acesso ao WebInq; (2) Digite as letras e números representados na imagem indicada pelo sistema (funcionalidade de segurança); (3) Prima o botão "Continuar". Cumpridos estes passos, o sistema indicará em ecrã o código de aderente associado ao e-mail e referências indicados e enviará uma nova password através de uma mensagem para o seu endereço de e-mail, que poderão ser utilizados de imediato. A password anterior será desativada com a emissão da nova. Topo do Tema
Tenho o acesso bloqueado. O que devo fazer?
Quando um aderente, ao autenticar-se na opção "Responder a Inquéritos", se engana na digitação do seu código e/ou password de aderente, mais de três vezes, o sistema bloqueia automaticamente, o acesso durante cerca de 15 minutos. Deve assim aguardar e tentar novo acesso decorrido esse período. Topo do Tema
 

Acesso Personalizado

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O que é AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?
A Autenticação.gov.pt é um serviço de autenticação segura que permite ao cidadão confirmar a sua identidade para acesso a serviços públicos online utilizando o cartão do cidadão ou uma chave móvel digital.

Esta solução de autenticação,  não substitui o registo de adesão ao WebInq nem a  confirmação e aceitação dos “Termos e condições gerais de adesão e utilização do WebInq”, apresentadas pelo INE.

 

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É obrigatório efetuar a AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?
Não, este processo de autenticação é facultativo.

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Para que serve o serviço AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?
O Autenticação.Gov.pt permite que um cidadão aceda e se autentique em portais e sítios na Internet de diferentes entidades públicas (por exemplo Portal do Cidadão). Esta solução  de autenticação alternativa é da responsabilidade da AMA (https://www.ama.gov.pt/web/agencia-para-a-modernizacao-administrativa/sitios-ama), pelo que os dados de identificação solicitados ao utilizador apenas a esta são fornecidos, declinando o INE qualquer responsabilidade neste processo.

 

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Que mecanismos de autenticação posso utilizar?
  • Autenticação específica do WebInq: Empresas - Código de acesso e password obtidos após completar o pedido de adesão ao WebInq. Indivíduos e famílias - Código de acesso e password enviados pelo INE por carta. (frase baseada em: http://www.pofc.qren.pt/ResourcesUser/2013/Concursos_Avisos/AAC01_SAMA_7_GuiaPraticoUtilizacao_CartaoCidadao.pdf, página 7).

  • Cartão de Cidadão: Como documento digital o cartão de cidadão (documento de identificação dos cidadãos portugueses) permite ao respetivo titular provar a sua identidade perante terceiros através de autenticação eletrónica.

  • Chave Móvel Digital: Um meio de autenticação eletrónica alternativo com recurso ao nº de telemóvel ou e-mail. Após efetuar um registo prévio na AMA, o cidadão pode autenticar-se com o seu nº de telemóvel ou e-mail, PIN pessoal e um código de segurança recebido por SMS ou e-mail.”
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Quais as regras aplicadas à validação de password?
A password deve ter no mínimo 9 caracteres e ser complexa.
A sua composição exige a inclusão de 3 dos 4 seguintes conjuntos de caracteres: letras minúsculas (a…z), letras maiúsculas (A…Z), algarismos (0…9) e caracteres especiais (!@#$%*()_+|-=\{}[]?/).
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Que entidades estão incluídas em "Empresas"?
Classifica-se como "Empresa" uma entidade que fornece dados para um determinado inquérito.
O INE inquire vários tipos de unidades, nomeadamente: Empresa, Estabelecimento (Unidade Local), Grupo de Empresas, Organismo sem Fim Lucrativo, Organismo da Administração Pública, Edifício, Alojamento, Família, Agregado Doméstico, Indivíduo, Veículo, Exploração Agrícola, etc.  Topo do Tema
Qual a diferença, em termos de segurança, entre a autenticação através do cartão do cidadão ou chave móvel e a autenticação no WebInq?
Ambas garantem as medidas de segurança de acesso a sites.

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Quais os web browsers recomendados para usar o serviço WebInq?
Recomendamos o uso do browser Internet Explorer 10+ ou as versões mais recentes de outros browsers: Google Chrome, Safari, Mozilla, Opera... Topo do Tema
Quais as funcionalidades disponíveis na área de acesso personalizado ao WebInq?
Para além das disponíveis na área de acesso generalizado, acresce ainda a possibilidade de:
1) Gerir a informação de contacto do aderente/respondente;
2) Gerir a informação de identificação da unidade inquirida;
3) Delegar a resposta a terceiros declarantes (Ex:contabilistas, solicitadores, despachantes e/ou transitários, etc.);
4) Verificar e controlar a situação de resposta perante o INE;
5) Aceder a formulários eletrónicos que permitem a seleção automática das Nomenclaturas exigidas, o fornecimento de instruções de preenchimento, a validação de dados e respetivo cálculo derivado, ou a notificação de erros ou de avisos quanto a incoerências face a dados anteriormente fornecidos.
6) Aceder ao histórico de respostas enviadas ao INE por esta área; Topo do Tema
Como posso aceder à área de acesso personalizado ao WebInq?
Deve inicialmente aceder à área de autenticação através da opção "Responder a Inquéritos" de seguida seleciona a opção "Não sou aderente" ou "Quero registar-me" e procede ao seu registo enquanto respondente aos Inquéritos do INE. Receberá automaticamente, via ecrã, um código de aderente - que deve imprimir - e via correio eletrónico uma password de acesso.
Pode de imediato, na mesma opção proceder à Autenticação, e aceder a esta área identificando o seu código e respetiva password. Topo do Tema
Posso responder imediatamente aos inquéritos do INE?
A resposta aos inquéritos do INE, em nome de unidades inquiridas, apenas poderá ser efetuada mediante atribuição, pelos nossos serviços, de um código identificador e de uma chave mestra, credenciadores da unidade estatística que o aderente respondente representa e que podem ser solicitados ao INE, na opção "Associar empresa" e identificar a unidade inquirida, preenchendo o formulário de pedido que será automaticamente rececionado nos nossos serviços.
Os referidos códigos de credenciação serão enviados, por escrito, para a morada registada oficialmente como sede da unidade inquirida, onde será também identificado o aderente responsável pelo pedido de adesão e a quem, se entendido por conveniente, deverão ser comunicados. Topo do Tema
O que é uma Unidade Inquirida?
Classifica-se como Unidade Inquirida (UI) uma entidade que fornece dados para um determinado inquérito.
O INE inquire vários tipos de unidades, nomeadamente: Empresa, Estabelecimento (Unidade Local), Grupo de Empresas, Organismo sem Fim Lucrativo, Organismo da Administração Pública, Edifício, Alojamento, Família, Agregado Doméstico, Indivíduo, Veículo, Exploração Agrícola, etc. Topo do Tema
Recebi uma carta do INE convidando a empresa que represento a utilizar o WebInq - Acesso Personalizado. O que devo fazer para registar os códigos atribuídos pelo INE?
Se pretende aderir a este serviço deve começar por se registar como aderente, preenchendo o formulário respetivo com os seus dados pessoais e recebendo de imediato, via ecrã, um código de aderente e, por e-mail, uma password para acesso personalizado ao WebInq.
Logo que aceda, com os seus códigos identificadores, pode selecionar, a opção Ativar Chave-mestra" onde registará o código identificador e a chave mestra da unidade inquirida, fornecidos por escrito pelo INE.
O aderente que ativar a chave-mestra passa, por defeito, a ser classificado como Aderente Principal. Topo do Tema
Deixei de trabalhar/prestar serviços para uma empresa, como devo proceder para desassociá-la do meu código de Aderente?
Caso seja o aderente principal da empresa pretendida, deverá enviar um mail para webinq@ine.pt, indicando as razões da desassociação, o seu código de Aderente e o NIF da empresa a desassociar, bem como os contactos do novo aderente (email e telefone). No caso de ser Aderente secundário, deverá ser o Aderente principal a proceder à anulação da associação (Aderente/inquérito(s) da empresa) na opção Aderentes secundários. Topo do Tema
O que é uma chave mestra?
Considera-se chave mestra um código atribuído pelo INE, a remeter pelos nossos serviços diretamente para a morada de registo oficial da unidade inquirida, cuja ativação confirma a adesão desta ao serviço de recolha eletrónica de dados WebInq.
Esta chave é válida única e exclusivamente para uma unidade inquirida e só pode ser ativada uma vez, em conjugação com o respetivo código identificador. Topo do Tema
O que é o código identificador?
Trata-se de um código atribuído pelo INE que consiste na combinação da codificação do tipo da unidade inquirida e do respetivo NPC/NIF.
Na eventualidade de se tratar de um estabelecimento, veículo ou publicação de uma unidade, a codificação introduz ainda um número sequencial que identifica o estabelecimento. Topo do Tema
A chave mestra identifica o Aderente Principal?
Não. A chave mestra identifica exclusivamente uma unidade inquirida. No entanto, o aderente que ativar uma chave mestra fica, por defeito, designado como Aderente Principal. Topo do Tema
Posso ser o Aderente Principal para várias unidades inquiridas?
Sim.
Será Aderente Principal aquele que ativar a chave mestra comunicada, pelo INE, diretamente à unidade inquirida. Assim, para cada chave mestra que um aderente ativar, passará a ser designado como o Aderente Principal. Topo do Tema
Posso ser simultaneamente Aderente Principal e Aderente Secundário?
Pode, mas não para a mesma unidade inquirida.
Se ativar a chave mestra de adesão da unidade inquirida é designado Aderente Principal. Se ativar a chave de ativação de um inquérito - transmitida por um aderente principal de outra unidade inquirida - será designado como Aderente Secundário. Topo do Tema
 

Dados do aderente

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O que é um Aderente?
O Aderente é um representante de uma unidade inquirida que participa, como respondente, na recolha eletrónica de dados através do serviço WebInq, após aceitar as condições de adesão. Topo do Tema
Para que servem os dados solicitados nesta página?
Os dados solicitados referem-se exclusivamente à identificação dos aderentes à área de gestão personalizada do WebInq, e não à identificação da unidade inquirida.
Os dados profissionais dos aderentes registados identificam o aderente principal -o responsável pela informação fornecida pela unidade inquirida-, ou o aderente secundário (um terceiro declarante) - designado pelo aderente principal para responder diretamente a um inquérito. Topo do Tema
É garantida a confidencialidade dos dados do aderente?
Os dados do aderente recolhidos no formulário de pedido de conta (registo no WebInq - gestão personalizada) serão tratados com confidencialidade e utilizados exclusivamente para eventuais contactos do INE com respondentes no contexto da recolha eletrónica de dados.
Em qualquer momento poderá solicitar a consulta, alteração ou eliminação dos seus dados de aderente, no nosso registo, conforme previsto na .
Lei n.º 22/2008 de 13 de Maio, - Artigo sobre o Segredo Estatístico. Topo do Tema
Porque me é sugerido a alteração da password de identificação de aderente?
A substituição da password, por uma outra definida pelo aderente, assegura simultaneamente a segurança do acesso e uma fácil memorização. Topo do Tema
O que é um Aderente Principal?
O Aderente Principal - o que ativa a chave mestra - é o responsável pela informação fornecida pela unidade inquirida, com privilégios para alterar a respetiva informação de identificação e gerir os seus inquéritos. A resposta aos inquéritos poderá ser efetuada por si, ou delegada em exclusividade, para cada inquérito, a outro ou outros aderentes designados por Aderentes Secundários. Topo do Tema
Posso autorizar um terceiro aderente a responder por mim?
Sim pode.
Caso seja o aderente principal (o responsável pela informação fornecida pela unidade inquirida) e não pretenda responder diretamente ao(s) inquérito(s), pode delegar essa responsabilidade a um terceiro (outro funcionário da unidade inquirida, ou uma entidade prestadora de serviços a empresas) designado por aderente secundário.
No entanto, apenas o aderente principal, na opção do menu "Aderentes Secundários", pode delegar inquéritos para outro aderente e obter a respetiva chave de ativação a comunicar por e-mail pelos nossos serviços.
Ao delegar a resposta em terceiros terá de os informar, da forma que considerar convenientemente segura, sobre a sigla e chave de ativação de cada inquérito, bem como do código identificador da unidade inquirida. Topo do Tema
Se um terceiro responder por mim, posso saber se está a enviar?
Sim.
Para cada inquérito associado a uma unidade inquirida, saberá na opção "Aderentes Secundários" se o respondente que nomeou (aderente secundário) já ativou o respetivo acesso, em que data o fez e quando enviou os dados ao INE (Entregas).
Para além dessa informação, cada vez que um aderente secundário ative um inquérito, ou envie a respetiva resposta, o serviço gera automaticamente uma mensagem de notificação da ocorrência, que envia para a caixa de correio eletrónico do Aderente Secundário, com conhecimento ao Aderente Principal. Topo do Tema
O que é um Aderente Secundário?
Aderente secundário é aquele que é mandatado por uma unidade inquirida, via aderente principal, para responder por via eletrónica ao INE. Topo do Tema