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Área de acesso personalizado

 
 

Esqueci-me da password e/ou código

Esqueci-me da password e/ ou do código de aderente para o acesso personalizado ao WebInq. O que devo fazer?

O WebInq dispõe de uma funcionalidade para a recuperação automática da sua password e/ ou do código de aderente. Escolha a opção "RECUPERAR CÓDIGO OU PASSWORD" na área de "Autenticação" do WebInq e indique a situação que pretende: - Recuperar password - Recuperar código de aderente - Recuperar código de aderente e password.
No caso da recuperação da password, siga os seguintes passos: (1) Indique o seu e-mail de registo e o seu código de aderente. (2); Prima o botão "Continuar".
No caso da recuperação do código de aderente, siga os seguintes passos:(1) Indique o seu e-mail de registo e a referência (que começa por 01.) indicada no e-mail que recebeu juntamente com a password de acesso ao WebInq; (2); Prima o botão "Continuar".
No caso da recuperação da password e do código de aderente, siga os seguintes passos:(1) Indique o seu e-mail de registo e a referência (que começa por 01.); (2); Prima o botão "Continuar".
Cumpridos estes passos, o sistema indicará em ecrã o código de aderente associado ao e-mail e referências indicados e enviará uma nova password através de uma mensagem para o seu endereço de e-mail, que poderão ser utilizados de imediato. A password anterior será desativada com a emissão da nova.

Caso a dificuldade se mantenha, deverá enviar um e-mail para webinq@ine.pt com a indicação, se possível, do código de aderente e/ou a referência (que começa por 01.) indicada no e-mail que recebeu com a password de acesso ao WebInq.

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Tenho o acesso bloqueado. O que devo fazer?
Quando um aderente, ao autenticar-se na opção "Responder a Inquéritos", se engana na digitação do seu código e/ou password de aderente mais de três vezes, o sistema bloqueia automaticamente o acesso durante cerca de 15 minutos. Deve assim aguardar e tentar novo acesso decorrido esse período. Topo do Tema
 

Acesso Personalizado

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O que é AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?
A Autenticação.gov.pt é um serviço de autenticação segura que permite ao cidadão confirmar a sua identidade para acesso a serviços públicos online utilizando o cartão do cidadão ou uma chave móvel digital.

Esta solução de autenticação não substitui o registo de adesão ao WebInq, nem a confirmação e aceitação dos “Termos e condições gerais de adesão e utilização do WebInq” apresentados pelo INE.

 

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É obrigatório efetuar a autenticação através do site AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?

Não, este processo de autenticação é facultativo.

 

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Para que serve o serviço AUTENTICAÇÃO.GOV.PT?

O Autenticação.Gov.pt permite que um cidadão aceda e se autentique em portais e sítios na Internet de diferentes entidades públicas (por exemplo Portal do Cidadão). Esta solução  de autenticação alternativa é da responsabilidade da AMA. Para mais informações consultar o site: https://www.autenticacao.gov.pt/web/guest/documentos. Os dados de identificação solicitados ao utilizador apenas a esta são fornecidos, declinando o INE qualquer responsabilidade neste processo.

 

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Que mecanismos de autenticação posso utilizar?
  • Autenticação específica do WebInq - Empresas: Código de acesso e password obtidos após completar o registo no WebInq.
  • Autenticação específica do WebInq - Indivíduos e famílias: Código de acesso e password enviados pelo INE. Para mais informações consultar o site: https://www.autenticacao.gov.pt/web/guest/documentos,
  • Cartão de Cidadão: Como documento digital, o cartão de cidadão (documento de identificação dos cidadãos portugueses) permite ao respetivo titular provar a sua identidade perante terceiros através de autenticação eletrónica. 
  • Chave Móvel Digital: Um meio de autenticação eletrónica alternativo com recurso ao nº de telemóvel ou e-mail. Após efetuar um registo prévio na AMA, o cidadão pode autenticar-se com o seu nº de telemóvel ou e-mail, PIN pessoal e um código de segurança recebido por SMS ou e-mail.
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Quais as regras aplicadas à validação de password?

A password deve ter no mínimo 9 caracteres e ser complexa.
A sua composição exige a inclusão de 3 dos 4 seguintes conjuntos de caracteres: letras minúsculas (a…z), letras maiúsculas (A…Z), algarismos (0…9) e caracteres especiais ("#$%*()_+=?").

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Qual a diferença, em termos de segurança, entre a autenticação através do cartão do cidadão ou chave móvel e a autenticação no WebInq?
Ambas garantem as medidas de segurança de acesso a sites.

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Posso responder imediatamente aos inquéritos do INE?
A resposta aos inquéritos do INE, em nome de unidades inquiridas, apenas pode ser efetuada mediante atribuição, pelos nossos serviços, de um código identificador e de uma chave mestra, credenciadores da unidade estatística que o aderente respondente representa e que podem ser solicitados ao INE, na opção "Associar empresa" e identificar a unidade inquirida, preenchendo o formulário de pedido que será automaticamente rececionado nos nossos serviços.
Os referidos códigos de credenciação são enviados para o correio eletrónico do aderente responsável pelo pedido de associação. Topo do Tema
O que é uma unidade inquirida?
Classifica-se como unidade inquirida (UI), uma entidade que fornece dados para um determinado inquérito.
O INE inquire vários tipos de unidades, nomeadamente: empresa, estabelecimento (unidade local), grupo de empresas, organismo sem fim lucrativo, organismo da administração pública, edifício, alojamento, família, agregado doméstico, indivíduo, veículo, exploração agrícola, etc. Topo do Tema
O que é um aderente?
O aderente é um representante de uma unidade inquirida que participa na recolha eletrónica de dados através do serviço WebInq. Topo do Tema
Recebi uma carta ou e-mail do INE a convidar a empresa que represento a utilizar o WebInq - Acesso Personalizado. O que devo fazer para registar os códigos atribuídos pelo INE?
Se pretende aderir a este serviço deve começar por se registar como aderente, preenchendo o formulário respetivo com os seus dados pessoais e recebendo de imediato, via ecrã, um código de aderente e, por correio eletrónico, uma password de acesso personalizado ao WebInq.
Logo que aceda, com os seus dados de autenticação, pode selecionar, a opção "Ativar Chave-mestra" onde registará o código identificador e a chave mestra da unidade inquirida, fornecidos pelo INE.
O aderente que ativar a chave-mestra passa, por defeito, a ser classificado como aderente principal. Topo do Tema
Deixei de trabalhar/prestar serviços para uma empresa, como devo proceder para desassociá-la do meu código de Aderente?
Caso seja o aderente principal da empresa pretendida, deverá enviar um mail para webinq@ine.pt, indicando as razões da desassociação, o seu código de aderente e o NIF da empresa a desassociar, bem como os contactos do novo aderente (email e telefone). No caso de ser aderente secundário, deverá ser o aderente principal a proceder à anulação da associação (aderente/inquérito(s) da empresa) na opção "Aderentes secundários". Topo do Tema
Porque me é sugerido a alteração da password de identificação de aderente?
A substituição da password, por uma outra definida pelo aderente, assegura simultaneamente a segurança do acesso e uma fácil memorização. Topo do Tema
O que é um aderente principal?
O aderente principal, aquele que ativa a chave mestra, é o responsável pela informação fornecida pela unidade inquirida, com privilégios para gerir os seus inquéritos. A resposta aos inquéritos poderá ser efetuada por este aderente, ou delegada em exclusividade, para cada inquérito, a outro aderente (aderente secundário). Topo do Tema
O que é uma chave mestra?
Considera-se chave mestra um código atribuído pelo INE, cuja ativação permite a associação entre um aderente e uma unidade estatística.
Esta chave é válida única e exclusivamente para uma unidade inquirida e só pode ser ativada uma vez, em conjugação com o respetivo código identificador. Topo do Tema
O que é o código identificador?
Trata-se de um código atribuído pelo INE que consiste na combinação da codificação do tipo da unidade inquirida e do respetivo NPC/NIF.
Na eventualidade de se tratar de um estabelecimento, veículo ou publicação de uma unidade, a codificação introduz ainda um número sequencial que o identifica. Topo do Tema
A chave mestra identifica o aderente principal?
Não. A chave mestra identifica exclusivamente uma unidade inquirida. No entanto, o aderente que ativar a chave mestra fica, por defeito, designado como aderente principal. Topo do Tema
O que é um aderente secundário?
Aderente secundário é aquele que foi mandatado por uma unidade inquirida, via aderente principal, para responder por via eletrónica ao INE, e que na maioria dos casos constituem terceiros declarantes (Ex:contabilistas, solicitadores, despachantes e/ou transitários, etc.). Topo do Tema

Posso representar mais do que uma unidade inquirida?

Sim. Deverá efetuar um pedido por cada unidade inquirida que pretenda representar enquanto respondente aos inquéritos do INE.

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Posso ser o aderente principal para várias unidades inquiridas?
Sim. Será aderente principal aquele que ativar a chave mestra comunicada pelo INE diretamente à unidade inquirida. Assim, para cada chave mestra que um aderente ativar, passará a ser designado como o aderente principal. Topo do Tema
Posso ser simultaneamente aderente principal e aderente secundário?
Pode, mas não para a mesma unidade inquirida.
Se ativar a chave mestra da unidade inquirida é designado aderente principal. Se ativar a chave de ativação de um inquérito - transmitida por um aderente principal de outra unidade inquirida - será designado como aderente secundário. Topo do Tema
 

Dados do aderente

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Para que servem os dados solicitados nesta página?
Os dados solicitados referem-se exclusivamente à identificação dos aderentes à área de gestão personalizada do WebInq, e não à identificação da unidade inquirida.
Os dados profissionais dos aderentes registados identificam o aderente principal - o responsável pela informação fornecida pela unidade inquirida -, ou o aderente secundário (um terceiro declarante) - designado pelo aderente principal para responder diretamente a um inquérito. Topo do Tema
É garantida a confidencialidade dos dados do aderente?
Os dados do aderente recolhidos no formulário de pedido de conta (registo no WebInq - gestão personalizada) são tratados com confidencialidade e utilizados exclusivamente para eventuais contactos do INE com respondentes no contexto da recolha eletrónica de dados.
Em qualquer momento poderá solicitar a consulta, alteração ou eliminação dos seus dados de aderente, no nosso registo, conforme previsto na
Lei n.º 22/2008 de 13 de Maio, - Artigo sobre o Segredo Estatístico. Topo do Tema