Política de Cookies

Para poder prestar um serviço personalizado, funcional e de qualidade aos utilizadores do nosso serviço WEBINQ, o INE utiliza cookies próprios, imprescindíveis ao bom funcionamento do site.
Mais informação

INFORMAÇÕES

O conhecimento de informação estatística fiável, pertinente e atual é indispensável à tomada de decisão a todos os níveis. A sua colaboração na resposta aos inquéritos do INE é decisiva para a produção e difusão das estatísticas oficiais.

Inquérito às Despesas das Famílias

APRESENTAÇÃO

O Inquérito às Despesas das Famílias (IDF) é um inquérito realizado a cada 5 anos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) junto de uma amostra de alojamentos em todo o território nacional. Os resultados do IDF 2022 vão permitir o conhecimento atualizado do volume e estrutura de despesa das famílias portuguesas, contribuindo para a revisão da estrutura do Índice de Preços no Consumidor (IPC), bem como para a atualização do Consumo das Famílias das Contas Nacionais Portuguesas, e para a determinação das quantidades alimentares consumidas usadas pela Comissão Europeia e, nacionalmente, pela Balança Alimentar. Este inquérito permite ainda conhecer a distribuição dos rendimentos das famílias, permitindo uma avaliação integrada dos rendimentos e despesas familiares.

A resposta é confidencial e obrigatória, nos termos do artigo 4º da Lei nº 22/2008, de 13 de maio (Lei do SEN) e do nº 5 do artigo 4º do Decreto-Lei nº 136/2012, de 2 de julho (Lei orgânica do INE).

CALENDÁRIO

Ocorrências previstas e confirmadasNº de registos: 1
Inquérito Ocorrência Início de resposta Prazo da Resposta
/ Fim de resposta
Modo de Recolha Estado
IDF 2022 05-01-2022 31-12-2022 Presencial Confirmado

COMO RESPONDER

A resposta a este inquérito é efetuada por entrevista direta; o registo de consumos diários é efetuado por autopreenchimento durante uma quinzena.