Política de Cookies

Para poder prestar um serviço personalizado, funcional e de qualidade aos utilizadores do nosso serviço WEBINQ, o INE utiliza cookies próprios, imprescindíveis ao bom funcionamento do site.
Mais informação

INFORMAÇÕES

13-10-2021

Atenção - O INE informa que, após um período de suspensão, as entrevistas presencias de alguns inquéritos às famílias estão a ser gradualmente retomadas.
Contudo, são garantidas todas as medidas de segurança e proteção dos inquiridos e dos entrevistadores.

Inquérito aos Movimentos Migratórios de Saída

APRESENTAÇÃO

O Inquérito aos Movimentos Migratórios de Saída é um inquérito por amostragem que visa obter informação estatística sobre o movimento emigratório dos residentes em Portugal, quer sejam portugueses ou não, que deixam anualmente Portugal para trabalhar ou viver no estrangeiro. Esta informação serve para o cálculo das estimativas anuais da população residente bem como para dar resposta ao Regulamento (CE) Nº 862/2007 do Parlamento Europeu e do Concelho de 11 Julho de 2007, relativo às estatísticas comunitárias sobre migração e proteção internacional. O Inquérito aos Movimentos Migratórios de Saída é utilizado como método de recolha da informação estatística relativa ao movimento emigratório dos residentes em Portugal e funciona como um anexo ao Inquérito ao Emprego desde 1982, após entrada em vigor do Decreto-Lei 438/88 de 29 de Novembro onde foi abolido o passaporte de emigrante, visando recolher informação estatística relativa à emigração em Portugal.

A resposta é confidencial e obrigatória, nos termos do artigo 4º da Lei nº 22/2008, de 13 de maio (Lei do SEN) e do nº 5 do artigo 4º do Decreto-Lei nº 136/2012, de 2 de julho (Lei orgânica do INE).

CALENDÁRIO

Neste momento não é possível efetuar esta operação. Por favor tente mais tarde

COMO RESPONDER

O Inquérito aos Movimentos Migratórios de Saída é um inquérito de recolha direta a todos os indivíduos residentes na unidade de alojamento. A recolha de informação é realizada no 1º trimestre de cada ano à mesma amostra do Inquérito ao Emprego, acrescida de três subamostras saídas no ano anterior, cuja recolha é feita telefonicamente, num momento distinto da recolha conjunta com o IE.

OUTRAS OPÇÕES