INFORMAÇÕES
O conhecimento de informação estatística fiável, pertinente e atual é indispensável à tomada de decisão a todos os níveis. A sua colaboração na resposta aos inquéritos do INE é decisiva para a produção e difusão das estatísticas oficiais.
Inquérito às Rendas de Habitação Social
APRESENTAÇÃO
O Inquérito as Rendas de Habitação Social (IRHS) tem como objetivo principal a determinação de um índice mensal de rendas de habitação. Este índice mede a evolução temporal das rendas de habitação e constitui parte integrante do Índice de Preços no Consumidor (IPC) e do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC). Com base na informação obtida e mediante tratamento diferenciado, é possível calcular a variação média mensal da renda por metro quadrado de área útil.
A resposta é confidencial e obrigatória, nos termos do artigo 4º da Lei nº 22/2008, de 13 de maio (Lei do SEN) e do nº 5 do artigo 4º do Decreto-Lei nº 136/2012, de 2 de julho (Lei orgânica do INE).
CALENDÁRIO
Inquérito | Ocorrência | Início de resposta | Prazo da Resposta / Fim de resposta |
Modo de Recolha | Estado | |
---|---|---|---|---|---|---|
IRHS | 2025 Jan | 10-01-2025 | 23-01-2025 | Telefónica | Confirmado | |
IRHS | 2025 Fev | 07-02-2025 | 20-02-2025 | Telefónica | Confirmado | |
IRHS | 2025 Mar | 10-03-2025 | 21-03-2025 | Telefónica | Confirmado | |
IRHS | 2025 Abr | 07-04-2025 | 21-04-2025 | Telefónica | Confirmado | |
IRHS | 2025 Mai | 09-05-2025 | 23-05-2025 | Telefónica | Confirmado | |
IRHS | 2025 Jun | 06-06-2025 | 20-06-2025 | Telefónica | Confirmado | |
IRHS | 2025 Jul | 09-07-2025 | 23-07-2025 | Telefónica | Confirmado | |
IRHS | 2025 Ago | 08-08-2025 | 22-08-2025 | Telefónica | Confirmado | |
IRHS | 2025 Set | 08-09-2025 | 22-09-2025 | Telefónica | Confirmado | |
IRHS | 2025 Out | 10-10-2025 | 22-10-2025 | Telefónica | Confirmado | |
IRHS | 2025 Nov | 07-11-2025 | 21-11-2025 | Telefónica | Confirmado | |
IRHS | 2025 Dez | 09-12-2025 | 22-12-2025 | Telefónica | Confirmado |
COMO RESPONDER
As entrevistas são feitas preferencialmente por via telefónica, nos alojamentos que não reúnem condições para entrevista telefónica é feita uma recolha presencial.
Os alojamentos selecionados são contactados no momento base para caracterização do contrato de arrendamento (tipo, momento de atualização, valor de renda, características do alojamento, etc.). Posteriormente são contactados uma vez por ano, no mês de atualização da renda, para indicarem o novo valor de renda.