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INFORMAÇÕES

O conhecimento de informação estatística fiável, pertinente e atual é indispensável à tomada de decisão a todos os níveis. A sua colaboração na resposta aos inquéritos do INE é decisiva para a produção e difusão das estatísticas oficiais.

Inquérito às Rendas de Habitação Social

APRESENTAÇÃO

O Inquérito as Rendas de Habitação Social (IRHS) tem como objetivo principal a determinação de um índice mensal de rendas de habitação. Este índice mede a evolução temporal das rendas de habitação e constitui parte integrante do Índice de Preços no Consumidor (IPC) e do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC). Com base na informação obtida e mediante tratamento diferenciado, é possível calcular a variação média mensal da renda por metro quadrado de área útil.

A resposta é confidencial e obrigatória, nos termos do artigo 4º da Lei nº 22/2008, de 13 de maio (Lei do SEN) e do nº 5 do artigo 4º do Decreto-Lei nº 136/2012, de 2 de julho (Lei orgânica do INE).

CALENDÁRIO

Ocorrências previstas e confirmadasNº de registos: 12
Inquérito Ocorrência Início de resposta Prazo da Resposta
/ Fim de resposta
Modo de Recolha Estado
IRHS 2024 Jan 10-01-2024 23-01-2024 Telefónica Confirmado
IRHS 2024 Fev 08-02-2024 21-02-2024 Telefónica Confirmado
IRHS 2024 Mar 08-03-2024 21-03-2024 Telefónica Confirmado
IRHS 2024 Abr 05-04-2024 18-04-2024 Telefónica Confirmado
IRHS 2024 Mai 07-05-2024 24-05-2024 Telefónica Confirmado
IRHS 2024 Jun 07-06-2024 21-06-2024 Telefónica Confirmado
IRHS 2024 Jul 09-07-2024 22-07-2024 Telefónica Confirmado
IRHS 2024 Ago 08-08-2024 21-08-2024 Telefónica Confirmado
IRHS 2024 Set 06-09-2024 20-09-2024 Telefónica Confirmado
IRHS 2024 Out 08-10-2024 21-10-2024 Telefónica Confirmado
IRHS 2024 Nov 08-11-2024 20-11-2024 Telefónica Confirmado
IRHS 2024 Dez 09-12-2024 20-12-2024 Telefónica Confirmado

COMO RESPONDER

As entrevistas são feitas preferencialmente por via telefónica, nos alojamentos que não reúnem condições para entrevista telefónica é feita uma recolha presencial.

Os alojamentos selecionados são contactados no momento base para caracterização do contrato de arrendamento (tipo, momento de atualização, valor de renda, características do alojamento, etc.). Posteriormente são contactados uma vez por ano, no mês de atualização da renda, para indicarem o novo valor de renda.