Política de Cookies

Para poder prestar um serviço personalizado, funcional e de qualidade aos utilizadores do nosso serviço WEBINQ, o INE utiliza cookies próprios, imprescindíveis ao bom funcionamento do site.
Mais informação

INFORMAÇÕES

O conhecimento de informação estatística fiável, pertinente e atual é indispensável à tomada de decisão a todos os níveis. A sua colaboração na resposta aos inquéritos do INE é decisiva para a produção e difusão das estatísticas oficiais.

Inquérito sobre Segurança no Espaço Público e Privado

APRESENTAÇÃO

O Inquérito sobre Segurança no Espaço Público e Privado tem como principal objetivo obter dados sobre a prevalência e a caracterização de situações de insegurança que possam ter acontecido ao longo da vida à população residente em Portugal. Trata-se de um inquérito harmonizado a ser implementado à escala da União Europeia. Os resultados permitirão fazer comparações entre os vários Estados-Membros sobre a extensão e natureza de fenómenos como: situações de insegurança vividas no espaço doméstico (com as pessoas que lhe são próximas); no espaço público (experiências de assédio no trabalho, assédio persistente e situações de insegurança vividas com outras pessoas fora do espaço doméstico); bem como experiências de vitimização em geral (assaltos, roubos, furtos, agressões).

A recolha, tratamento e divulgação dos dados é feita de acordo com o estabelecido Lei nº 22/2008, de 13 de maio (Lei do SEN), designadamente o artigo 6º que estabelece a aplicação do princípio do segredo estatístico aos dados. Quaisquer unidades estatísticas, direta ou indiretamente identificáveis, não podem ser divulgadas, não só pela proteção conferida por este princípio, mas também pela proteção de dados pessoais que decorre do Regulamento Geral de Proteção de Dados (https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=OJ:L:2016:119:FULL&from=EL) e demais legislação sobre esta matéria.

CALENDÁRIO

Ocorrências previstas e confirmadasNº de registos: 1
Inquérito Ocorrência Início de resposta Prazo da Resposta
/ Fim de resposta
Modo de Recolha Estado
ISEPP 2022 24-06-2022 11-09-2022 Webinq + Presencial + Telefónica Pendente

COMO RESPONDER

Para responder a este inquérito foram selecionadas, seguindo um procedimento aleatório, 21 030 unidades de alojamento, em sete regiões: Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo, Algarve, Região Autónoma dos Açores e Região Autónoma da Madeira. Apenas responderá uma pessoa por alojamento, com idade dos 18 aos 74 anos, sendo a sua seleção efetuada pelo método do último aniversário (última pessoa do alojamento a ter celebrado o seu aniversário). Serão usados modos mistos de recolha da informação, dando aos respondentes a possibilidade de escolherem o modo através do qual pretendem responder ao questionário, podendo optar pelo modo que melhor se lhes adequa: CAWI (Computer Assisted Web Interview), CATI (Computer Assisted Telephone Interview), CAPI (Computer Assisted Personal Interview).
Na página específica do inquérito ISEPP poderá obter mais detalhes sobre como e quando poderá responder.
Responder ao inquérito

OUTRAS OPÇÕES