Política de Cookies

Para poder prestar um serviço personalizado, funcional e de qualidade aos utilizadores do nosso serviço WEBINQ, o INE utiliza cookies próprios, imprescindíveis ao bom funcionamento do site.
Mais informação

INFORMAÇÕES

13-10-2021

Atenção - O INE informa que, após um período de suspensão, as entrevistas presencias de alguns inquéritos às famílias estão a ser gradualmente retomadas.
Contudo, são garantidas todas as medidas de segurança e proteção dos inquiridos e dos entrevistadores.

Inquérito à situação financeira das famílias

APRESENTAÇÃO

O Inquérito à Situação Financeira da Famílias (ISFF) realiza-se no âmbito de um projeto europeu, designado por Household Finance and Consumption Survey (HFCS), que tem como objetivo recolher informação sobre a situação financeira das famílias, de forma comparável nos países que constituem a área do euro.
Em Portugal, a realização deste inquérito é da responsabilidade conjunta do Banco de Portugal (BdP) e do Instituto Nacional de Estatística (INE) e encontra-se inscrito no Plano de Atividades do INE, I.P. e das Entidades com Delegação de Competências do INE.. Até ao momento, o ISFF teve três edições realizadas em 2010, 2013 e 2017.
Destina-se a recolher informação que permita caracterizar detalhadamente a situação financeira das famílias. Assim, as principais questões incidem sobre o património das famílias, nomeadamente sobre os ativos não financeiros que esta possui, sobre eventuais empréstimos que utilizem esses ativos como garantia e outras responsabilidades financeiras e, ainda, sobre as aplicações financeiras da família. A informação recolhida ao nível da família completa-se com questões sobre heranças eventualmente recebidas, rendimentos (provenientes de negócios, de investimentos imobiliários e financeiros e ainda de transferências) e sobre as suas decisões de consumo e poupança.

A resposta é confidencial e obrigatória, nos termos do artigo 4º da Lei nº 22/2008, de 13 de maio (Lei do SEN) e do nº 5 do artigo 4º do Decreto-Lei nº 136/2012, de 2 de julho (Lei orgânica do INE).

CALENDÁRIO

Ocorrências previstas e confirmadasNº de registos: 1
Inquérito Ocorrência Início de resposta Prazo da Resposta
/ Fim de resposta
Modo de Recolha Estado
ISFF 2020 16-10-2020 14-02-2021 Webinq + Telefónica Confirmado

COMO RESPONDER

A resposta a este inquérito é efetuada pelo modo WEB e telefónico.
Na página específica do inquérito ISFF poderá obter mais detalhes sobre como e quando poderá responder.
Responder ao inquérito