INFORMAÇÕES

16-03-2020

Atendimento WebInq - Devido ao COVID-19 estão previstas algumas limitações no serviço de atendimento do WebInq. Sugere-se que privilegie o contacto através do  email: webinq@ine.pt. Agradecemos a vossa compreensão, em particular nestas circunstâncias atípicas e bastante incertas.

13-03-2020

Atenção - Dadas as circunstâncias atuais da COVID-19, o INE decidiu suspender as entrevistas presenciais de alguns inquéritos devido ao risco para os inquiridos e entrevistadores. Manterá a inquirição por via telefónica ou via internet (quando aplicável), para os quais apela à boa colaboração dos inquiridos.
 

Inquérito às Empresas de Comércio

APRESENTAÇÃO

O IECOM é um inquérito amostral, de realização anual, dirigido às empresas em Portugal cuja atividade principal é o comércio, tendo em conta a sua atividade, dimensão e localização nas regiões.

É especialmente vocacionado para o conhecimento detalhado da estrutura de vendas das empresas de acordo com os seus produtos. Estes serão inquiridos de acordo com a nomenclatura de produtos CPA 2008, em nível de detalhe harmonizado com o Inquérito aos Estabelecimentos Comerciais - Unidades Comerciais de Dimensão Relevante (UCDR).

Este inquérito tem como objetivo principal a caracterização estrutural das unidades comerciais de dimensão relevante (do comércio por grosso e a retalho), abrangendo agora a generalidade das empresas independentemente da sua dimensão, bem como o comércio automóvel.

Esta operação estatística, produz informação qualitativa sobre o perfil do conjunto dessas unidades comerciais, na repartição do volume de negócios por produto, ventilados pelas variáveis utilizadas nas Estatísticas das Empresas, ou seja, a CAE, escalões de volume de negócios e de pessoal ao serviço. O grau de detalhe de cada uma das variáveis referidas estará dependente dos níveis de fiabilidade dos resultados que se venha a obter.

A resposta é confidencial e obrigatória, nos termos do artigo 4º da Lei nº 22/2008, de 13 de maio (Lei do SEN) e do nº 5 do artigo 4º do Decreto-Lei nº 136/2012, de 2 de julho (Lei orgânica do INE).

CALENDÁRIO

A disponibilizar brevemente, para mais informações contacte-nos

COMO RESPONDER

  • No Webinq via Formulário eletrónico - Preenchimento on-line do formulário eletrónico disponível na área das Empresas.

Consulte as instruções genéricas que indicam os passos a efetuar de modo a poder enviar uma resposta através do serviço Webinq.