Política de Cookies

Para poder prestar um serviço personalizado, funcional e de qualidade aos utilizadores do nosso serviço WEBINQ, o INE utiliza cookies próprios, imprescindíveis ao bom funcionamento do site.
Mais informação

INFORMAÇÕES

O conhecimento de informação estatística fiável, pertinente e atual é indispensável à tomada de decisão a todos os níveis. A sua colaboração na resposta aos inquéritos do INE é decisiva para a produção e difusão das estatísticas oficiais.

Inquérito aos Preços na Produção de Serviços (Arquitetura, Engenharia e Técnicas afins)

APRESENTAÇÃO

O Índice de Preços na Produção de Serviços (IPPS) é um indicador de conjuntura de curto prazo que fornece informação sobre a evolução de preços de um conjunto de atividades do setor dos serviços, sendo parte integrante dos Principais Indicadores Económicos Europeus (PEEI - Principal European Economic Indicators), um conjunto selecionado de indicadores utilizados para monitorizar e dar orientações no âmbito da política económica da UE.
A informação de base subjacente à construção do IPPS centra-se na recolha de preços e estimação de ponderadores para as divisões da CAE rev.3 pertencentes às secções, H, I, J, L, M (com exceção para os códigos 701, 72 e 75) e N. Em geral, a informação é recolhida através de inquéritos às empresas, como é o caso, nomeadamente, da divisão 71 da secção M da CAE ver. 3 (Atividades de arquitetura, de engenharia e técnicas afins; atividades de ensaios e de análises técnicas).
A cobertura de cada série ao nível da divisão da CAE representada é variável e depende da disponibilidade de informação ao nível dos respetivos grupos da CAE (3 dígitos) bem como da representatividade estatística de cada grupo no nível hierárquico superior.
O presente inquérito é dirigido às empresas sedeadas em território nacional com atividade relevante no grupo 711 da CAE - Atividades de arquitetura, de engenharia e técnicas afins e tem como objetivo principal a inquirição do preço médio por hora efetivamente faturado por cada categoria profissional e tipo de serviço prestado. Adicionalmente, para esta atividade, é ainda disponibilizado um método alternativo de recolha de preços, consistindo na recolha do preço global e respetivas características dos serviços fornecidos mais representativos.
O IPPS surge no contexto das obrigações comunitárias relativas às estatísticas conjunturais, sendo enquadrada pelo Regulamento (UE) 2019/2152 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de novembro de 2019 e pelo Regulamento de Execução (UE) 2020/1197 da Comissão de 30 de julho de 2020.

ENQUADRAMENTO LEGAL

  • Regulamento (CE) 1158/2005 da Comissão, de 28 de setembro de 2006;
  • Regulamento (UE) 2019/2152 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de novembro de 2019;
  • Regulamento de Execução (UE) 2020/1197 da Comissão de 30 de julho de 2020.

A resposta é confidencial e obrigatória, nos termos do artigo 4º da Lei nº 22/2008, de 13 de maio (Lei do SEN) e do nº 5 do artigo 4º do Decreto-Lei nº 136/2012, de 2 de julho (Lei orgânica do INE).

CALENDÁRIO

Ocorrências previstas e confirmadasNº de registos: 2
Inquérito Ocorrência Início de resposta Prazo da Resposta
/ Fim de resposta
Modo de Recolha Estado
IPPSAET 2023 - 1º Trim 05-01-2024 16-01-2024 Webinq Confirmado
IPPSAET 2023 - 2º Trim 25-02-2024 04-03-2024 Webinq Confirmado

COMO RESPONDER

Preenchimento on-line do formulário eletrónico disponível em Webinq.ine.pt, opção que recomendamos pelas funcionalidades:
- orientada para minimização do esforço de preenchimento pelos respondentes;
- possibilidade de gestão integrada de resposta aos diversos inquéritos para os quais a unidade estatística possa ter sido selecionada;
- contributo para redução do impacto negativo, no ambiente, do consumo desnecessário de papel.
  • No Webinq via Formulário eletrónico - Preenchimento on-line do formulário eletrónico disponível na área das Empresas.

Consulte as instruções genéricas que indicam os passos a efetuar de modo a poder enviar uma resposta através do serviço Webinq.