Política de Cookies

Para poder prestar um serviço personalizado, funcional e de qualidade aos utilizadores do nosso serviço WEBINQ, o INE utiliza cookies próprios, imprescindíveis ao bom funcionamento do site.
Mais informação

INFORMAÇÕES

13-10-2021

Atenção - O INE informa que, após um período de suspensão, as entrevistas presencias de alguns inquéritos às famílias estão a ser gradualmente retomadas.
Contudo, são garantidas todas as medidas de segurança e proteção dos inquiridos e dos entrevistadores.

Inquérito aos Municípios - Proteção do Ambiente

APRESENTAÇÃO

Esta operação estatística insere-se na produção corrente das estatísticas do Ambiente e visa a obtenção de dados financeiros junto dos Municípios nas atividades de proteção do ambiente, de acordo com a Classificação de Atividades e de Despesas de Proteção do Ambiente (CEPA 2000).

O Inquérito aos Municípios - Proteção do Ambiente tem por objetivo substituir o Inquérito ao Ambiente - Financiamento das Atividades de Gestão e Proteção do Ambiente em virtude da necessidade de, por um lado atender às novas formas de organização e gestão municipais, constituídas por serviços municipalizados e empresas municipais, e por outro satisfazer novas necessidades de informação decorrentes da aplicação do Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais (POCAL) e da adaptação do Decreto - lei nº 26/2002, de 14 de fevereiro, às autarquias locais.

Pretende-se com este inquérito, analisar a situação do município ao nível das receitas e das despesas efetuadas pelos serviços municipais, bem como os recebimentos e/ou pagamentos que tenha com outras entidades gestoras de sistemas, como resultado da prestação do serviço público ao município, de acordo com o novo classificador económico das receitas e das despesas das Autarquias Locais, decorrentes do Decreto - lei nº 26/2002, de 14 de fevereiro, e segundo os domínios do CEPA 2000.

ENQUADRAMENTO LEGAL
 

Regulamento (EU) n.º 538/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho de 16 de abril de 2014, que altera o Regulamento (EU) n.º 691/2011, relativo às contas económicas europeias do ambiente e Regulamento (CE) Nº 99/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de janeiro, relativo ao Programa Estatístico Europeu 2013-2017.

Esta operação estatística faz parte do conjunto de inquéritos realizados pelo INE, IP, sendo de resposta obrigatória, nos termos do artigo 4.º da Lei n.º 22/2008, de 13 de maio (Lei do SEN) e do n.º 5 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 136/2012, de 2 de julho (Lei Orgânica do INE).

 

CALENDÁRIO

Ocorrências previstas e confirmadasNº de registos: 1
Inquérito Ocorrência Início de resposta Prazo da Resposta
/ Fim de resposta
Modo de Recolha Estado
IMPA 2021 11-04-2022 11-05-2022 Webinq Previsto

COMO RESPONDER

 
  • No Webinq via Formulário eletrónico - Preenchimento on-line do formulário eletrónico disponível na área das Empresas.

Consulte as instruções genéricas que indicam os passos a efetuar de modo a poder enviar uma resposta através do serviço Webinq.